CI

Insetos da Jamaica adoecem palmeiras dos EUA

Sua pesquisa marca a primeira vez que a epidemiologia dos fitoplasmas da palma é estudada


Foto: Ronaldo Rosa/ Embrapa

O que começou como um curioso estudo de um inseto na Flórida revelou uma teia de movimento muito maior na bacia do Caribe. O Haplaxius crudus, comumente conhecido como cigarrinha da palma, transmite fitoplasmas (bactérias que causam doenças em plantas) na planta. 

A Saw Palmetto, outro nome, é conhecida por transmitir a doença do amarelecimento letal e a doença do bronzeamento letal, ambas letais para uma variedade de espécies de palmeiras, especialmente o coco e as tamareiras. Enquanto muitos cientistas presumiram que esses patógenos migraram para a Flórida em plantas infectadas, Brian Bahder, da Universidade da Flórida, questionou se os verdadeiros culpados seriam os próprios insetos. Para testar essa suspeita, Bahder e seus colegas começaram categorizando o DNA do inseto na Flórida, onde encontraram quatro grupos distintos. 

Sua pesquisa marca a primeira vez que a epidemiologia dos fitoplasmas da palma é estudada no contexto do inseto transmissor. "Espero que nossa abordagem incentive estudos mais integrados entre entomologia e patologia vegetal e combine a manutenção de registros históricos, trabalho molecular e trabalho de campo para entender melhor a epidemiologia de certas doenças." 

Além disso, os autores geraram uma grande quantidade de novos dados moleculares que outros podem usar para observar esta espécie em sua área e compará-la. Até agora, Saw Palmetto foi descoberto tão ao norte quanto o sul da Carolina do Sul. Para obter mais informações, leia " A variabilidade genética do  Haplaxius crudus  , com base na região 5 ′ do gene da subunidade I da citocromo c oxidase, lança luz sobre a epidemiologia dos fitoplasmas de declínio letal da palma", publicado no  PhytoFrontiers open  access. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.