CI

Insetos preveem mau tempo e evitam acasalamento

Ao perceberem o mau tempo, encerram cortejo e buscam abrigo


por

Os insetos podem prever mudanças climáticas e mudam seu comportamento sexual quando elas ocorrem. A descoberta foi feita a partir de estudos da Esalq e da USP, em parceria com a Unicentro, de Guarapuava-PR, University of Western Ontario, do Canadá.


Durante as pesquisas, foram observados besouros “brasileirinho”, da espécie Diabrotica speciosa, pulgões-da-batata (Macrosiphum euphorbiae) e lagartas da pastagem (Pseudaletia unipuncta). Ambas espécies apresentaram a capacidade de detectar queda na pressão, que indica, na maioria dos casos, chuva e vento forte. Nestas condições, os insetos se mostraram menos dispostos a cortejar e acasalar.

A detectar uma queda brusca na pressão atmosférica, as fêmeas diminuem ou deixam de manifestar um comportamento conhecido como "chamamento", no qual liberam feromônio para atrair machos para o acasalamento. Os machos, por sua vez, passam a apresentar menor interesse sexual, não respondem aos estímulos das fêmeas e procuram abrigo. 


Segundo o professor do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, José Maurício Simões Bento, os insetos, ao perceberem o mau tempo iminente, se antecipam a ele e buscam abrigo. Passado o mau tempo, os insetos retomam às atividades de cortejo, namoro e acasalamento. "Esse comportamento de perda momentânea do interesse no acasalamento horas antes de uma tempestade representa uma capacidade adaptativa que, ao mesmo tempo, reduz a probabilidade de lesões e mortes desses animais - uma vez que são organismos diminutos e muito vulneráveis a condições climáticas adversas, como temporais, chuvas pesadas e ventanias - e assegura a reprodução e a perpetuação das espécies", afirmou Bento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.