CI

Inspeção de OGMs começa na segunda


A partir de segunda-feira, os técnicos do Ministério da Agricultura (Mapa) no Rio Grande do Sul dão início à fiscalização nas propriedades para verificar a presença de soja transgênica nas lavouras gaúchas. O superintendente federal do Mapa/RS, Francisco Signor, afirma que a operação começará pelas regiões Planalto e Ijuí. Até ontem, o Mapa/RS contabilizava 93 mil assinaturas do Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta (TCRAC). "Devemos chegar aos 100 mil termos", disse Signor.

O superintendente lembra que os agricultores que assinaram o documento terão apenas o registro da presença dos técnicos no local. Já os produtores que não efetuaram a assinatura, e que estiverem cultivando soja transgênica, serão autuados, com aplicação de multa mínima de R$ 16,1 mil. A partir de março, a operação terá o suporte de técnicos da região Sul, conforme determinação do ministro Roberto Rodrigues. O Estado tem atualmente 18 profissionais para o trabalho a campo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.