CI

Inspeções do IMA em frigoríficos garantem qualidade da carne

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está realizando, desde o início deste ano, inspeções permanentes nos 47 frigoríficos de bovinos, aves e suínos registrados no órgão


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está realizando, desde o início deste ano, inspeções permanentes nos 47 frigoríficos de bovinos, aves e suínos registrados no órgão. A atividade é uma das metas do Projeto Estruturador Certifica Minas, gerenciado pelo IMA, e prevê, entre outros, a ampliação da estrutura de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.

Inspeção permanente consiste na presença de, pelo menos, um médico veterinário e de um fiscal assistente agropecuário do IMA no local durante todo o tempo de funcionamento do frigorífico. Dependendo do porte do estabelecimento, esse número pode ser maior.

Os profissionais do IMA executam o trabalho de inspeção do ambiente de abate e dos animais, avaliando as condições de higiene das instalações do estabelecimento e dos equipamentos. Fazem, ainda, o acompanhamento do processo de abate dos animais para a garantia de um produto sem risco sanitário.

Para o diretor-geral do Instituto e gerente do Certifica Minas, Altino Rodrigues Neto, a medida reflete a preocupação do Governo do Estado com a sanidade agropecuária e segurança alimentar. “O trabalho de inspeção é de extrema importância, pelo fato de buscar evitar irregularidades nos estabelecimentos, possibilitando ao consumidor mineiro o acesso a produtos cárneos com qualidade garantida”, afirmou.

Outro ponto é a questão ambiental. Apesar da fiscalização do meio ambiente não ser responsabilidade direta do IMA, o órgão atua para que estabelecimentos de produtos de origem animal busquem sua adequação junto ao órgão responsável pela proteção ambiental, quanto à destinação correta dos dejetos oriundos de sua produção industrial, evitando a contaminação de rios e solos.

Atualmente, existem 31 médicos veterinários e 22 fiscais assistentes agropecuários do Instituto trabalhando exclusivamente na inspeção permanente. A ação é realizada em dez, das vinte Coordenadorias Regionais do IMA, localizadas nos municípios de Passos, Bambuí, Patrocínio, Belo Horizonte, Oliveira, Viçosa, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia.

Outras atuações

O IMA também faz inspeções periódicas em outros estabelecimentos de produtos de origem animal (leite, mel, ovos, pescado), além dos frigoríficos. Essas atividades abrangem todo o Estado, sendo que, de janeiro a junho deste ano, ocorreram 1.998 fiscalizações como essas.

São realizadas, ainda, vistorias que servem como auditorias dos estabelecimentos e dos processos utilizados. As atividades são conduzidas pela equipe da Gerência de Inspeção de Produtos (GIP) do IMA e consiste na verificação e avaliação da estrutura física do estabelecimento, dos equipamentos utilizados e do fluxograma sanitário da obtenção dos produtos no abate dos animais. Este ano ocorreram 14 vistorias desse tipo nos frigoríficos das Coordenadorias Regionais de Bambuí, Belo Horizonte, Curvelo, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia.

Treinamento

O Certifica Minas busca ampliar a presença da agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional. Para alcançar esse objetivo e cumprir a meta de aprimorar os serviços de inspeção estadual realizados pelo IMA, profissionais estão sendo contratados e treinados e a área está sendo estruturada. A expectativa é que as atividades já tenham sido incorporadas ao planejamento do Instituto e tenham se tornado rotina, quando o projeto estiver finalizado, em 2011.

De janeiro até o momento já houve 16 treinamentos na área de inspeção. Ministrados por servidores da GIP ou por profissionais de outras entidades, os cursos tratam de procedimentos de fiscalização, fluxograma de abate, rotulagem, tecnologia de carne, dentre outros.

Rodrigues Neto acredita que os treinamentos são essenciais para a melhoria dos trabalhos. “Reconhecemos que qualquer profissional precisa de aperfeiçoamento e estamos investindo nisso. Os treinamentos estão acontecendo em outras áreas de atuação do IMA, não só na de inspeção. Estamos trabalhando para que nossos servidores estejam cada vez mais capacitados a desenvolver suas atividades”, afirmou o dirigente.

Ao todo, foram realizadas 548 capacitações, que aperfeiçoaram os conhecimentos dos médicos veterinários e fiscais assistentes agropecuários que fazem as inspeções.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.