CI

Instabilidades avançam para o Sudeste

A quarta-feira (11/05) ainda terá a presença da frente fria atuando sobre a metade sul do território nacional


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A quarta-feira (11/05) ainda terá a presença da frente fria atuando sobre a metade sul do território nacional, avançando até o sul da Região Sudeste. Apesar disso, as condições são mais favoráveis à uma maior variação de nebulosidade do que de chuvas significativas.  Além disso, a massa de ar quente e seco domina grande parte da parcela central do país, influenciando o tempo também sobre parte da Região Norte e Nordeste. 

Essa massa de ar seco impede a formação das nuvens carregadas e contribui para uma diminuição da umidade do ar, intensificando a perda de água do solo e das plantas para o ambiente.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

O padrão dos ventos, provoca uma alteração no comportamento das instabilidades sobre a região norte. Deste modo, as chuvas ficaram deslocadas mais à oeste da região e diminuem no centro e leste. Portanto, o tempo será seco em grande parte do PA, até mesmo na grande região do Baixo Amazonas, bem como em todo o estado do TO. Chove forte sobre o AC, oeste do AM e norte do AP. 

Região Nordeste

A tendência mostra uma diminuição do padrão das chuvas sobre parte da região. Porém desde o recôncavo Baiano até o norte do MA, são esperadas algumas instabilidades. As chuvas mais intensas poderão ser registradas sobre Chapadinha, com valores próximos dos 15 mm no decorrer do dia. No entanto, todo o interior do nordeste terá o domínio de uma massa de ar seco e quente, mantendo as temperaturas elevadas e os índices de umidade abaixo do ideal.

Região Centro-Oeste

A frente fria continua atuando sobre a metade sul da região, contudo as instabilidades serão mais fracas do que as registradas no dia anterior. As maiores chuvas previstas são inferiores aos 5 mm, com grande probabilidade de ocorrer sobre a região de Bodoquena. Contudo, desde o norte do MS, MT e todo o estado do GO o padrão do tempo será dominado pela massa de ar quente e seco, agravando a situação hídrica de algumas lavouras.

Região Sudeste

A frente fria chega na região, promovendo algumas pancadas de chuvas fracas e passageiras. As instabilidades ficam restritas ao sul do estado de SP, com os maiores volumes na grande região de Registro. Entretanto, na média das projeções os valores ficam abaixo dos 10 mm. O amanhecer segue com temperaturas amenas nas serras e vales de MG, com marcas inferiores aos 10°C nos pontos mais altos. Já no período da tarde, o tempo será mais quente do que o dia anterior no RJ e ES. Por outro lado, as temperaturas tendem a ficar semelhantes no oeste de SP, triângulo mineiro e noroeste de MG. Inclusive há aviso para baixa umidade sobre o noroeste de Minas, agravando a situação hídrica na região. 

Região Sul

A frente fria continua mantendo o tempo mais encoberto e com a possibilidade de pancadas passageiras sobre a região. Porém os volumes previstos são baixos e concentrados na metade leste da região. As chuvas podem atingir os 10 mm nas grandes regiões de Vacaria, Florianópolis e Paranaguá. Em relação às temperaturas, as marcas podem ser inferiores aos 10°C pelo amanhecer sobre o sul do RS, centro de SC e sul do PR e durante o período da tarde, os termômetros não sobem de forma expressiva mantendo as máximas abaixo dos 25°C. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Umidade Mínima

Temperatura Máxima

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.



 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.