CI

Instituto Cepa/SC lança Síntese Anual da Agricultura


O Instituto Cepa/SC lança nesta segunda-feira (13-12), às 15h, a edição 2004 da “Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina”, publicação que traz um balanço da safra 2003/2004 e aponta as perspectivas para a safra 2004/2005. A cerimônia será realizada no Centro Administrativo, com a presença do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, do secretário de Agricultura Moacir Sopelsa, do secretário adjunto, Renato Broetto, do secretário executivo do Instituto Cepa, Ademar Paulo Simon, e outras autoridades do setor agrícola.

O anuário traz o desempenho do agronegócio catarinense e seus principais setores: produção vegetal (com os 17 principais produtos agrícolas cultivados no estado), produção animal, florestal, pesca e aqüicultura. Esta edição aponta os bons resultados do setor agropecuário catarinense no ano de 2003. Naquele ano, o PIB agropecuário estadual aumentou 6,3%, alcançando R$ 7,6 bilhões e a produção de grãos aumentou 31%, chegando a 6,4 milhões de toneladas, recuperando-se de forte queda em 2002. A produção pecuária teve queda de 4%, mas em compensação os preços foram majorados em 26%.

O agronegócio catarinense também cresceu. As exportações atingiram US$ 2,1 bilhões, 14% a mais que no ano anterior. As perspectivas para o desempenho da safra 2003/2004, ainda não consolidada, indicam uma pequena queda da produção com base nos 17 principais produtos, devido à possibilidade de redução na produção pecuária e de problemas climáticos que afetaram a safra.

Esta 25ª edição da síntese estará disponível na íntegra no site www.icepa.com.br e também em CD-ROM. O governo de Santa Catarina, através da Secretaria da Agricultura e Política Rural e o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) foram os principais apoiadores da síntese. As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Cepa/SC.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.