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Instituto tenta evitar queda no consumo do feijão

Disputa por espaço no mercado não se limita aos preços, mas aos próprios hábitos da população


Quem está acostumado a comprar feijão a R$ 3,7 o quilo certamente vai pensar duas vezes antes de pôr no carrinho a mesma quantidade do produto com preço próximo de R$ 10. Até porque, cortes de frango, suínos e costela de gado saem por menos. Para o Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), porém, há um equívoco nesse raciocínio.

Mesmo que o quilo de feijão triplique de preço, o alimento continuará custando centavos na dieta diária do consumidor, divulga o Ibrafe. O presidente do conselho de administração do Ibrafe, Marcelo Lüders, alega que 1 kg rende 33 porções, ou seja, no máximo, R$ 0,30 por refeição, considerando que o consumidor costuma colocar no prato 30 gramas da leguminosa.

“Um quilo dá para mais de 30 pessoas. Não há motivo para fugir do feijão”, argumenta Lüders. O consumo atual é estimado em 18,5 quilos por pessoa ao ano – 4,5 kg a menos que na década de 70. Apesar de uma leve alta observada em relação aos anos 90, o consumo estaria em queda novamente.

O executivo afirma que as pessoas não estão avaliando adequadamente a importância do grão enquanto fonte de nutrientes para uma alimentação saudável. Lüders orienta o consumidor a reduzir custo comprando feijão preto, que sai até 45% mais barato que o de cor. Os dois produtos têm características nutricionais parecidas, cita.

A disputa por espaço no mercado não se limita aos preços, mas aos próprios hábitos da população. Na década de 90, mesmo com o feijão em queda, cada brasileiro consumia 1,2 kg do alimento para cada 1 kg de frango. Hoje, são 2,1 kg da ave para cada 1 kg de feijão, mostram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O consumidor será o foco do Fórum Brasileiro de Comercialização de Feijão, previsto para os dias 26 e 27 de novembro, em Castro (Campos Gerais).

A última edição foi realizada em 2006, em Curitiba. O fórum será paralelo ao 2.° Encontro Paranaense de Feijão.

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