CI

Integração lavoura, pecuária, floresta será tema de Painel no Pecforum

Na ocasião o especialista discorrerá sobre sistemas integrados para a construção de uma agropecuária sustentável


O atual processo de integração entre as atividades de agricultura, pecuária de corte e reflorestamento, visando maior aproveitamento de área cultiváveis e gestão dos recursos disponíveis dentro dos estabelecimentos rurais estará na programação do PecForum Fórum Internacional de Pecuaristas que acontece nos dias 17 e 18 de novembro, em Uberlândia (MG).

A discussão que fará parte do ‘Painel Sistemas de Produção Pecuária – Diversificação e Integração – Boi, Carnes, Leite, Grãos, Cana, Agroenergia e Silvicultura – Produzindo Alimentos e Energia Renovável de Maneira Sustentável, com Recuperação de Áreas Degradadas e Aumento de Renda do Produtor Rural – Tecnologia, Vantagens Econômicas e Oportunidades’ terá como palestrante o mestre em agronomia e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande (MS), Armindo Neivo Kichel.

Na ocasião o especialista discorrerá sobre sistemas integrados para a construção de uma agropecuária sustentável, com recuperação de pastagens, diversificação e integração de atividades; técnicas de manejo rotacionado e gestão integrada à integração de diversos tipos de produção agropecuária em uma mesma área como grande mote para o futuro da atividade de produção agrícola no Brasil. “Integrando agricultura, pecuária e silvicultura, os produtores só têm a ganhar. Uma atividade potencializa a outra. Hoje, ainda encontramos alguma resistência de alguns antigos proprietários de fazendas que ainda teimam em não ver os benefícios que a integração poderá trazê-los”, explica Kichel.

Segundo Kichel, hoje já é possível afirmar que a produção dentro do modelo integrado aumenta em até 81% a produtividade dos rebanhos, isso sem aumentar a área de pasto necessária para isso. “Em curto prazo, essa será uma grande oportunidade para os 10% que hoje já estão aderindo à integração e uma ameaça aos 90% que insistem em não aproveitá-la”, diz.

O Painel ainda contará com a palestra A qualidade do rebanho e seu controle na propriedade rural como condição de acesso a mercado, do doutor em fisiologia da reprodução e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ezequiel Rodrigues do Valle, que dissertará sobre o programa Boas Práticas na Agropecuária, do qual é coordenador nacional.

Com o programa, a Embrapa investe na parceria com grandes empresas dos setores de nutrição, genética e gerenciamento pecuário aproveitando suas estruturas (físicas e pessoais) para capacitação da gestão e mão-de-obra das propriedades pecuárias.

Para o especialista, o PecForum é “uma boa oportunidade de diálogo entre a cadeia produtiva da carne nacional, pois reúne diversas lideranças do setor, verdadeiros formadores de opinião. Portanto, temos de aproveitar este evento para divulgar ideias que realmente sirvam para o crescimento sustentável da atividade pecuária no Brasil”.

* As inscrições para o PecForum já estão abertas. Os interessados devem consultar o site www.probiz.com.br/pecforum, ou enviar e-mail para: [email protected] ou ainda entrar em contato pelo telefone (11) 3755-0799.
As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.