CI

Integrada lança plataforma de informação para sementes de trigo

Por meio de um QR Code implantado na sacaria da semente da cooperativa, produtor pode acessar todas as informações sobre a variedade


A Cooperativa Integrada acaba de lançar para esta safra de inverno as novas sacarias de sementes de trigo com a tecnologia que permite que o agricultor tenha em seu tablet ou celular todas as informações referentes à variedade que irá utilizar.

Por meio de um QR Code impresso na embalagem da sacaria, o agricultor faz a leitura pela câmera de um smartphone que dá acesso ao banco de dados daquela cultivar em uma plataforma criada pelo departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Integrada.

Romildo Birelo, gerente de produção de sementes da cooperativa, explica que por meio da plataforma, o triticultor tem acesso a informações relacionadas à plantabilidade, germinação, índice de PMS (Peso de Mil Sementes), se a cultivar é ou não tolerante à determinadas doenças, o tratamento realizado nas sementes e dicas de utilização e cultivo.

De acordo com o diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, essa é uma inovação que visa trazer mais transparência e segurança nas informações dos produtos da Integrada para os cooperados. A tecnologia já vem sendo utilizada nas sacarias de soja e tem alcançado altos índices de satisfação.

O produtor e associado da Integrada Valentin Rosolen vai experimentar na sua propriedade em Arapongas (PR) a tecnologia nesta safra. Para ele, é muito bom ter as informações da cultivar antes da semeadura, principalmente se ela é resistente ou não às doenças que atingem o trigo. O agricultor completa que, por meio da plataforma, poderá ver com antecedência se o material é produtivo ou não.

Saber a procedência e identificar a origem da semente é outro ponto de suma importância para Rosolen. Nesta safra, ele estima semear 40 alqueires com trigo. Para isso, ele estima utilizar em torno de 20 toneladas de sementes. Por meio da plataforma, o produtor vai saber com a maior riqueza de detalhes o que irá semear.

De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Paraná deve produzir nesta safra 3,29 milhões de toneladas de trigo, volume 17% maior no comparativo com a safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.