Inteligência artificial auxilia cultivo de pepinos

TECNOLOGIA

Inteligência artificial auxilia cultivo de pepinos

Estufas provavelmente serão os campos de cultivo do futuro
Por: -Leonardo Gottems
221 acessos

Um concurso europeu chamado de Desafio Autônomo de Efeito Estufa e realizado na Universidade de Wageningen, na Holanda, acabou lançando uma técnica para cultivo de pepinos auxiliado por inteligência artificial. De acordo com os responsáveis, as estufas provavelmente serão os campos de cultivo do futuro, já que são isentos de intempéries e são altamente ajustáveis. 

“É uma maneira eficiente de cultivar, mas ainda mais se conseguirmos controlar todos e cada um dos fatores em que a planta cresce. Se você tem plantas em sua casa, certamente você leva em conta fatores como temperatura, umidade, insolação ou irrigação. Mas agora imagine ter duas dúzias de parâmetros que vão desde a oxigenação da água até os microgramas que vão para cada cultura”, comentam. 

Um dos pontos considerados cruciais pelos defensores da robótica na agricultura é a polêmica que envolve a edição genética de cultivos em vários países do mundo, isso porque o cultivo pela inteligência artificial não requer sequer alterações genéticas nas plantas, mas sim adaptar certas condições de cultivo a cada espécie. “Fazemos isso há milênios, inundando os campos de arroz e regando os azinheiras com micro gotejamento. A grande diferença entre esses métodos tradicionais e aqueles que o futuro traz é a precisão. Um ajuste quase perfeito andar por andar”, indicam. 

“Combinando inteligência artificial e de efeito estufa (é difícil aplicar IA ao ar livre pela quantidade de variáveis adicionadas), também têm a vantagem de não perder colheitas devido às condições meteorológicas ou usina de energia no meio da cidade para evitar o transporte de alimentos em todo de centenas ou milhares de quilômetros. Estamos falando de uma revolução semelhante à descoberta do arado”, concluem.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink