CI

Interconf se consolida como novo fórum de debate da pecuária intensiva nacional

Conferência Internacional de Confinadores recebeu mais de 1000 participantes entre os dias 16 e 17 de setembro


Os mais de 1000 profissionais, entre pecuaristas, empresários, representantes de empresas e entidades de ensino e pesquisa ligados ao setor de pecuária de corte do Brasil e exterior, que lotaram o auditório do espaço de eventos Oliveira’s Place, em Goiânia (GO), deram a 1ª edição da Interconf (Conferência Internacional de Confinadores), a real dimensão que um evento desse nível precisa ter para ganhar credibilidade no cenário internacional.

Entre os dias 16 e 17 de setembro, especialistas dos Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Argentina e Brasil se revezaram na tribuna para apresentar ao público um pouco sobre a realidade da criação de gado em confinamento em seus países. Com abordagem bastante precisa sobre as reais necessidades e os desafios que se apresentam para a criação dentro do contexto global os palestrantes apresentaram números de uma realidade que se mostra favorável ao Brasil no futuro, uma vez que o país reúne as condições ideais para desenvolver uma pecuária de corte de alta produtividade, baixo custo operacional e que oferece produto de qualidade diferenciada ao consumidor mundial.

A cerimônia de abertura da InterConf, contou com a participação do governador do estado de Goiás, Alcides Rodrigues e do presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira que ressaltaram ambos em seus discursos a dimensão que o confinamento assume na produção mundial de carne, além do sucesso da organização.

Para Ricardo Merola, presidente da Assocon (Associação Nacional dos Confinadores), entidade organizadora do evento, a pecuária de criação intensiva cada vez mais se mostra como um modelo de produção que veio para ficar. “Hoje, o confinamento deixou de ser apenas mais uma atividade dentro da pecuária tradicional para adquirir vida própria. E isso se reflete no atual nível de profissionalização da cadeia e preocupação dos agentes envolvidos com o retorno da porteira para dentro das fazendas de criação”.

Merola disse ainda que dentro dessa linha, a Interconf pode ser considerada um grande sucesso, pois cumpriu com seu papel de servir como espaço de discussões sobre temas relevantes para o setor. “A Assocon nasceu com essa proposta de trabalhar em defesa do confinador de gado brasileiro e servir como fonte de informação sobre os diferentes aspectos que envolvem a produção de carne em confinamento”, finaliza.

Luís Gustavo Barioni, pesquisador da Empraba Cerrados, com sede em Brasília (DF), palestrante no segundo dia do encontro reconhece a importância do confinamento como fator de redução do desmatamento, principalmente, em áreas de preservação próximas ao bioma amazônico. Para ele, a pecuária de produção intensiva tende a ser um caminho natural para aumentar a rentabilidade e evitar as agressões contra os recursos naturais ainda disponíveis.

Para que o público da Interconf pudesse comprovar na prática uma parte do vasto conteúdo exposto nas palestras e mini-cursos da Interconf, o encerramento da Conferência, dia 18, contou com uma visita monitorada à Fazenda Califórnia, propriedade dos irmãos Romão Ribeiro Flor e Sebastião Ribeiro Flor, localizada na cidade de Turvânia (GO), 60 km de Goiânia. “Maior confinamento em capacidade estática de animais do estado de Goiás, e um dos maiores do País, com 28.500 cabeças, o confinamento Fazenda Califórnia é um exemplo ao produtor que pretende iniciar o método de confinamento e produzir carne bovina de qualidade em curto espaço de tempo”, completa Juan Lebrón, diretor operacional da Assocon.

A Conferência Internacional de Confinadores contou com a organização da ProBiz Marketing e teve o patrocínio da empresas Tortuga, Casale, John Deere, Pfizer, Independência S/A, Link Investimentos, Beckauser e Unibanco, além do apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Escola de Superior de Agricultura Luis de Queiroz (Esalq/USP). As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.