CI

InterCorte Cuiabá discute estratégias para vender mais e melhor na pecuária

Evento reúne produtores, pesquisadores e empresas para debater como melhorar a comercialização e a comunicação com a sociedade


A InterCorte, evento que percorre de forma itinerante há seis anos os principais polos de produção pecuária do Brasil, chega mais uma vez a capital mato-grossense. O estado, que possui o maior número de bovinos no país, cerca de 14% do total brasileiro, recebe o evento nos dias 12 e 13 de abril, em novo local, o Cenarium Rural, em Cuiabá (MT).

Um dos painéis no segundo dia do evento abordará o tema “Vender Mais e Vender Melhor”, que pretende apresentar ao produtor meios e subsídios para melhorar o mercado da carne. “Nosso objetivo é sempre apresentar ao produtor ferramentas e exemplos que os ajudem a evoluir em suas propriedades. Este ano nosso foco é o mercado, por isso optamos por trazer temas que estimulem o setor a crescer em produção, mas também em qualidade”, destaca Carla Tuccilio, diretora do Terraviva Eventos, empresa responsável pela realização da InterCorte.

No painel, o professor da Universidade estadual de Goiás - UEG, Renato Dib, que ministra a palestra “Impacto dos animais de melhor qualidade no sucesso da comercialização de bovinos”, focará sua palestra no calendário profissional para uma pecuária eficiente. “Esse calendário possibilita trabalhar a nutrição aliada às estações do ano para que o produtor possa alcançar a eficiência técnica em produtividade de arrobas, não só por unidade animal, mas também por hectare, proporcionando, dessa maneira, o ganho em eficiência econômica”, destaca Dib.

O gerente executivo de compra de gado da Minerva Foods, Fabiano Tito apresentará a atual conjuntura do mercado do boi, o que esperar e como ser mais eficiente na negociação dos animais para o abate. “Estamos num período de abates elevados, o que mantém o mercado da carne pressionado, já que o consumo interno está apenas iniciando a sua recuperação e as exportações estão relativamente fortes. Nesse sentido, vou apresentar as exigências de alguns mercados, destacando a necessidade de produzirmos animais cada vez mais jovens, bem terminados e de forma responsável no que diz respeito ao bem-estar animal, sustentabilidade socioambiental e controle de resíduos”, explica.

O painel terá ainda palestras de Maurício Tonhá, Antônio Ricardo Sechis, Michel Torteli, Ivan Wedekin e um case apresentado pelo produtor Luciomar Machado.

Ainda no painel “Vender Mais e Vender Melhor”, na parte da tarde, Miguel Cavalcanti conduzirá a apresentação “Como lucrar na pecuária de corte” seguida do estudo de caso de fazenda de gado de corte, com gestão no lucro no MT, por Rafael Sguissardi.

A importância da comunicação com a sociedade

Na tarde do segundo dia, o painel será dedicado à Comunicação, com o objetivo de promover o debate com o produtor sobre a sua habilidade de comunicação, como ele divulga seus resultados e ações, e como a sociedade enxerga o agronegócio. “Entendemos que um dos gargalos da atividade é a forma com que o produtor se comunica com a sociedade. Precisamos entender juntos qual a melhor forma de contar ao público em geral como funciona nossa atividade”, explica Carla.

Essa problemática será abordada pelo jornalista e publicitário, José Luiz Tejon, uma das principais referências em Marketing do Brasil e discutida com profissionais da comunicação, como Mauro Zafalon, da Folha de S. Paulo, Miguel Cavalcanti, do Beef Point e Tobias Ferraz, do canal Terraviva. Fechando o bloco, o produtor Ricardo Arioli compartilhará com o público os resultados do seu trabalho na pecuária.

“Será uma oportunidade para o público interagir, tirar dúvidas e entender melhor como funcionam os veículos de comunicação para pensar em estratégias que melhorem a percepção do público sobre a pecuária”, ressalta Carla.

Condições especiais para negócios na feira

Além do workshop, a InterCorte Cuiabá terá uma feira de negócios com a participação de mais de 30 empresas de referência na pecuária, que apresentam suas inovações para os produtores. Para essa edição, quatro empresas prepararam condições especiais para compra de produtos durante a InterCorte. A Rubber Tank dará 20% de desconto na compra de bebedouros feitos a partir de pneus reciclados de 2.000 litros. A Beckhauser concederá descontos para os primeiros produtores que adquirirem a linha TotalFlex versão automação, que será lançada em primeira mão na InterCorte Cuiabá. A Ourofino Saúde Animal dará como bonificação 100 ml do endectocida Master LP para quem adquirir 1 litro. A GENEX preparou combos com preços promocionais com sêmen para pecuária de corte.

Além dessas empresas, estarão presentes na InterCorte Cuiabá a Fazen, Marfrig, Minerva Foods, Nutron, Tortuga – DSM, Trouw Nutrition, ABS, Acrivale, Agroceres Novanis, Allflex, Bayer, Biogénesis Bagó, Brutale, Campo Nutrição Animal, Celeiro Carnes Especiais, Coimma, Connan, Estância Bahia Leilões, Exacta Balanças, MSD Saúde Animal, Multbovinos, Oligo Basics, Panucci Pré Moldados, Real H, Sistema Famato, Hedge Agro, Programa Leilões e Senepol da Conquista.

Beef Hour

Para promover a confraternização entre os participantes da InterCorte e celebrar a grande estrela do evento, que é a carne bovina, ao final do primeiro dia de programação será promovida a Beef Hour, com degustação de cortes da Celeiros Carnes Especiais, Minerva Foods e Senepol da Conquista.

Festival Braseiro

A InterCorte culminará com a realização da quarta edição do Festival Braseiro, no dia 14 de abril, no Rancho Dourado, em Cuiabá (MT). O evento mobilizará cerca de 300 churrasqueiros para comandar 40 estações de preparo de carnes na capital mato-grossense com a missão de assar cerca de quatro toneladas de cortes especiais de bovinos, suínos, aves, peixes e cordeiros.

Mais de três mil pessoas são aguardadas no Festival Braseiro, que funciona no sistema open food e open bar. Ou seja, todas as pessoas que comprarem ingressos poderão comer à vontade e terão acesso livre ao bar de chopp Louvada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.