Interior de MT celebra Dia do Campo Limpo
CI
Agronegócio

Interior de MT celebra Dia do Campo Limpo

Terá atividades promovidas por 14 centrais de recebimento
Por:
Neste ano, a edição do Dia Nacional do Campo Limpo terá atividades promovidas por 14 centrais de recebimento espalhadas por MT

No dia 17 de agosto, Mato Grosso participa de evento que comemora a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos e a reciclagem de 94% desse material. O Estado representa, atualmente, 26,5% do consumo de defensivos agrícolas no país e, de acordo com a coordenadora de Operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), Rosangela Soto, consumidores mato-grossenses estão cientes da importância da coleta dos recipientes. “Devolver as embalagens para as centrais de recebimento é uma lei bastante obedecida pelos pequenos e grandes produtores”.

Neste ano, a edição do Dia Nacional do Campo Limpo terá atividades promovidas por 14 centrais de recebimento. As cidades participantes são: Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra. As embalagens, ao serem recicladas, viram, desde conduítes para fiações elétricas até baterias de automóveis.

Em dez municípios, as atividades vão acontecer em localidades escolares, centros públicos e universidades. Os visitantes poderão conhecer as etapas do trabalho realizado por uma unidade de recebimento, além de participar de atividades culturais e educacionais para a preservação do meio ambiente. Também como parte das comemorações, três cidades vão promover uma ação comunitária. As centrais de recebimento perceberam a necessidade de melhoria ambiental a partir da limpeza e manutenção de praças públicos, despoluição de rios e margens e a implantação de viveiro de mudas.

A programação conta também com atividades voltadas ao público infantil. “Conscientizar as crianças é importante porque elas passam as informações para os pais”, acrescenta Rosangela. Realizada há sete anos em todo Brasil, a comemoração reúne os envolvidos no Sistema Campo Limpo, entre eles, o inpEV, que representa a indústria fabricante de defensivos no destino do material.

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro no dia 18 de agosto por lei federal de 2008. Desde a primeira edição, mais de 600 mil pessoas participaram do evento no Brasil. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias e fabricantes associados. O inpEV foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, 92 empresas e dez entidades fazem parte do quadro associativo. Mais informações pelo site www.dianacionaldocampolimpo.org.br.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink