CI

Internet das coisas faz produzir mais com menos

Nova tecnologia foi testada em plantação de batatas


A internet das coisas (IoT) está entrando cada vez mais no meio rural para fazer com que as lavouras produzam cada vez mais, com um valor menor em investimento. De acordo com a empresa portuguesa Agroop, que desenvolveu um novo produto integrado desse gênero, é muito importante ficar atento as principais novidades tecnológicas para não perder mercado. 

Nesse cenário, a empresa acaba de lançar o multi-sensor Stoock e o aplicativo Agroop Cooperation que auxiliam a gerir as necessidades hídricas das plantas e a prevenir pragas e doenças. Desta forma, o usuário pode poupar recursos como água, energia, mão-de-obra e defensivos agrícolas  e obter uma produção de melhor qualidade. 

Dentre as economias, a tecnologia é capaz de registrar 32% de poupança e aumento da produção em 12,6%, economia de água e energia em 32% cada uma. Além disso, em testes de campo com batatas, conseguiu um resultado mais uniforme e de maior qualidade. 

Segundo afirmou o produtor de abacaxi de Marataízes, Manoel de Oliveira Marques, do Espírito Santo, que foi o primeiro brasileiro a adotar a solução, em abril deste ano. Depois de instalado no campo, o multi-sensor Stoock monitora vários parâmetros relativos às lavouras e, na sequência, os dados são coletados e armazenado na nuvem para serem acessados posteriormente pelo aplicativo. 

“Conheci a Agroop, uma startup portuguesa, que me forneceu o sensor Stoock, que é capaz de medir vários parâmetros no campo, fazendo com que minha propriedade consuma, neste momento, menos água (algo em torno de 22%) e trazendo maior controle para minha produção.” O produtor perspectiva ainda a “redução do uso de agrotóxicos em 15%”, comenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.