Invasão de formiga agulha asiática preocupa Europa
Praga chegou pela primeira vez
As espécies exóticas invasoras são consideradas uma das principais causas da atual crise de biodiversidade. Nos últimos anos, os humanos introduziram 200 espécies de formigas fora de seu alcance natural, algumas das quais se tornaram invasoras. É o caso da formiga-agulha-asiática, Brachyponera chinensis, que viu seu alcance se expandir muito nos últimos 80 anos.
Sua distribuição natural inclui as regiões costeiras da China continental, Taiwan, Península Coreana e Japão, enquanto na década de 1930 foi introduzida nos Estados Unidos, onde se estabeleceu e hoje está presente em 17 estados. Na América do Norte, B. chinensis invade habitats florestais nativos e tem um forte efeito negativo sobre a maioria das espécies de formigas nativas. Além disso, devido à sua picada e às propriedades do veneno que injeta, a B. chinensis foi identificada como uma ameaça emergente à saúde pública nos EUA, pois pode causar reações alérgicas graves.
Agora, uma equipe de pesquisa liderada pelo Instituto de Biologia Evolutiva (IBE), centro conjunto do CSIC e da Universidade Pompeu Fabra (UPF) em Barcelona, Espanha, apresenta o primeiro registro confirmado de Brachyponera chinensis na Europa. Um dos autores do estudo e um entomologista amador, Vincenzo Gentile, coletou um macho não identificado do gênero Brachyponera que foi atraído pela luz de uma lâmpada de rua em 3 de julho de 2020 em Torre Annunziata (Nápoles, Itália), em um residencial área de cerca de 1 km do porto da cidade. A morfologia do espécime e a posterior análise genética confirmaram que se tratava do primeiro espécime de Brachyponera chinensis identificado em território europeu.