Invasão russa adiciona volatilidade a mercados instáveis
CI
Imagem: Paulo kurtz/ Embrapa
PREÇOS

Invasão russa adiciona volatilidade a mercados instáveis

“Os compradores terão que pensar sobre onde vão fazer negócios"
Por: -Leonardo Gottems

A invasão da Ucrânia pela Rússia acrescentou volatilidade ao que já era um mercado imprevisível de grãos, energia e insumos agrícolas, disseram analistas do Rabobank em uma ligação em 1º de março com jornalistas sobre o impacto da crise nos mercados de alimentos e agricultura . “Os grãos e oleaginosas já estavam em alta, subindo muito mais, e então isso aconteceu”, disse Stephen Nicholson, estrategista global de grãos e oleaginosas do Rabobank. “Isso realmente adiciona combustível ao fogo.”

O trigo é a maior preocupação, disse ele, porque Rússia e Ucrânia somam 29% das exportações, com base na média de cinco anos. “De onde tiramos o trigo? A Rússia e a Ucrânia não têm muito estoque, ou usam internamente ou enviam”, disse ele. “Se você olhar para os outros exportadores do mundo, não há estoques suficientes para compensar essa perda de exportações que pode não acontecer da Ucrânia e da Rússia. Essa é uma preocupação real e por que o mercado de trigo foi tão rápido em reagir.”

É provável que países como Estados Unidos, América do Sul, União Européia e Austrália, que tiveram safra recorde este ano, vejam um aumento nas exportações de trigo. Ele acrescentou que para este ano, a Rússia e a Ucrânia já enviaram muito trigo, milho e cevada, então não é como se outros tivessem que compensar o ano inteiro.

“Isso só aumenta a volatilidade dos preços que já tínhamos”, disse Nicholson. “Os compradores terão que pensar sobre onde vão fazer negócios.” Ele observou que a Bunge e a Archer Daniels Midland Co. (ADM) já suspenderam algumas operações na região.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.