Invasão russa ameaça exportadores de banana do Equador
CI
Imagem: Marcel Oliveira
MUNDO

Invasão russa ameaça exportadores de banana do Equador

Rússia e Ucrânia são destinos da fruta
Por: -Leonardo Gottems

A exportação de bananas e flores do Equador para a Rússia pode estar ameaçada devido a sanções impostas à Rússia e problemas com a entrega de mercadorias do estado sul-americano. A afirmação foi feita pelo ministro da Produção, Julio José Prado, em seu perfil no Twitter.

“O conflito entre Rússia e Ucrânia está afetando negativamente vários setores de exportação, por isso estamos coordenando com nosso escritório comercial em Moscou. Da mesma forma, outras atividades estão sendo coordenadas com o Ministério das Relações Exteriores do Equador”, informa freshplaza.com.

Flores e bananas são os principais produtos enviados do Equador para países europeus, incluindo a Ucrânia. José Antonio Hidalgo, diretor executivo da Associação dos Exportadores de Banana, comentou: "Vários portos do Mar Negro já estão fechados, e isso nos preocupa, porque 21% dos nossos embarques de banana vêm da Rússia".

A Corporação de Grêmios Exportadores do Equador (Cordex) enviou uma carta ao chanceler equatoriano, Juan Carlos Holguín, em 23 de fevereiro, solicitando a criação de uma comissão para trabalhar com os setores público e privado. Deverá assumir funções de coordenação entre a Cordex e as missões diplomáticas nos países da União Europeia, Estados Unidos, Rússia e China para resolver antecipadamente os problemas de abastecimento.

Recentemente o Equador tentava um acordo com a China para exportação de banana. Na China, tivemos uma reunião produtiva com o presidente Xi Jinping", postou o presidente equatoriano Guillermo Lasso no Twitter. "Conseguimos ótimos resultados em aberturas comerciais, cooperação em saúde e renegociação de dívidas." 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.