Investimento e expansão do agronegócio aquecem mercado de trabalho

Agronegócio

Investimento e expansão do agronegócio aquecem mercado de trabalho

Centralizando os investimentos da economia nacional, o segmento também atrai executivos de outros setores industriais
Por:
3355 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.
Em expansão por todo o país e alvo de altos investimentos, o agronegócio tem apresentado incremento no ano de 2014. Somente no primeiro semestre, o setor obteve superávit de US$ 40,8 bilhões na balança comercial, segundo o Boletim do Agronegócio Internacional, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
 
Recentemente, o BNDES divulgou que os investimentos na economia brasileira entre 2014 e 2017 serão 35% maior do que no quadriênio anterior. Com US$ 1,7 trilhão de reservas, o foco da receita será o setor industrial, com destaque para a agricultura. Nesse sentido, a busca por mão de obra qualificada tem acompanhado o crescimento, demandando profissionais não somente para as posições operacionais, mas para todo o escopo administrativo das Companhias.
 
De acordo com pesquisa elaborada pela Asap Recruiters, consultoria especializada em recrutamento e seleção de executivos, as áreas que mais apresentam oportunidades são as de finanças e vendas, seguidas pela engenharia. “O crescimento e a especialização do setor criaram uma crescente demanda por profissionais capacitados para atuar em posições estratégicas, com uma visão ampla da cadeia de produção”, analisa Carina Budin, Vice President & Partner da Asap.
 
Tamanho o leque de posições ofertadas, outros setores começam a ceder profissionais ao mercado de agronegócios em grande escala. Calcula-se que somente bens de capital, automação e indústria automotiva respondam por 42% das novas contratações. “Esses profissionais trazem na bagagem as boas práticas de gestão e a habilidade de transito internacional que cada vez mais o agronegócio tem demandado. Avaliam todo o escopo de formação que envolve o segmento, como economia,  administração, contabilidade, pesquisa operacional, entre outras oportunidades de desenvolvimento de novas competências”, comenta Carina.
 
Região aquecida - A indústria agrícola tem ganhado amplo destaque na região Centro-Oeste, impulsionado a econômica local como a que mais cresce no país. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal apresentaram crescimento de 5,9% nos últimos 12 meses (até maio) no índice de Atividade Econômica do Banco Central, superando as regiões Sul (4,4%) e Nordeste (4,2%). O mesmo índice aponta que, por trimestre, o crescimento do Centro-Oeste já é o maior do País.
 
Sobre a Asap
A Asap é uma consultoria de retained executive search, especializada na busca e seleção de executivos com foco em posições gerenciais. Os profissionais são selecionados por mercado, região e função, guiados por padrões éticos rígidos e metodologia aplicada à análise de perfil. O objetivo da consultoria é atingir o melhor resultado: oferecer ao cliente o profissional mais adequado ao desempenho da função. A Asap também identifica executivos com talentos diferenciados necessários à operacionalização de uma estratégia de negócios específica.
Fundada em 2009, a Asap atua nacionalmente através dos escritórios de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza e Vitória. Integra a Fesap  holding, acionista majoritária das empresas Fesa, Fesa Advisory e Asap Recruiters. Cada empresa tem sua operação independente, mas podem trabalhar em parceria, de forma a melhor atender o cliente (www.asapbrasil.com).
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink