CI

Investimento em agricultura de baixo carbono

Produtor de Piratini (RS) assina contrato para financiamento de práticas sustentáveis, durante Seminário sobre Guia de Financiamento ABC


Produtor de Piratini (RS) assina contrato para financiamento de práticas sustentáveis, durante Seminário sobre Guia de Financiamento ABC
O produtor rural Cláudio Antônio Kellermann, proprietário da Fazenda do Paraíso, localizada no município de Piratini (RS), assinou na tarde dessa terça-feira (14-02), durante o 4º Seminário sobre Guia de Financiamento da Agricultura de Baixo Carbono, parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com a Embaixada Britânica, um contrato para financiamento de práticas sustentáveis no valor de R$ 600 mil. Os recursos, oriundos do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Governo federal, serão aplicados na recuperação de pastagens degradadas e na integração lavoura-pecuária.

Com os recursos do financiamento, o produtor pretende comprar vacas, novilhas, formar pastagens e recuperar áreas degradadas, além de construir cochos e cercas. O contrato também foi assinado por Renir Renato Resenhem, do Banco do Brasil. A meta é aumentar em 30% a produtividade da propriedade rural, em 18 meses, segundo o engenheiro agrônomo Cleber Kellermann. “Estou otimista. Vamos investir nas pastagens e, conforme a orientação do técnico responsável pelo projeto, estaremos melhorando a produtividade por área, aplicando insumos e calcário em terras que nunca tiveram esse cuidado e, ainda, fazer uma pecuária de sustentabilidade”, explicou Kellermann.

O engenheiro agrônomo conta que a idéia é melhorar a área utilizada para a criação, de forma que o gado fique menos tempo no campo, diminuindo assim a emissão de carbono na atmosfera. Cleber conheceu o programa a partir de informações obtidas junto ao Banco do Brasil e, após o seminário de divulgação do programa, já tem novas idéias para implementar na propriedade com os recursos do ABC. “Consegui ver a possibilidade de investir em biodigestores e melhorar a produção de ovinos numa proposta totalmente sustentável”, comemorou.

Veja tudo que aconteceu no Seminário de Porto Alegre.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.