CI

Investimentos em 5G devem ser de US$ 2,5 bilhões em quatro anos

Para o período 2020-2024, a taxa de crescimento anual deverá ser de 179%


Foto: Arquivo

Um estudo encomendado pelo Movimento Brasil Digital, união de empresas que busca promover o diálogo entre os setores público e privado sobre a implantação da tecnologia, aponta que a implantação do sistema de conectividade móvel de quinta geração (5G) no Brasil deve gerar cerca de US?22,5 bilhões em negócios entre empresas (segmento B2B) até 2024.

Já em investimentos são esperados USS 2,5 bilhões em quatro anos e US?3,9 bilhões até 2025, em infraestrutura. O leilão das frequências foi afetado pela pandemia e deve ser realizado em 2021.

A 5G é considerada a tecnologia que vai aprimorar a conectividade e puxar o desenvolvimento tecnológico. O estudo mostra ela deve expandir o mercado de novas tecnologias no Brasil como a IoT (internet das coisas), Public Cloud Services, Big Data & Analytics e Security, especialmente a partir de 2022. Para o período 2020-2024, a taxa de crescimento anual composta deverá ser de 179%.

Outra mudança deve ser no ecossistema da tecnologia. Se antes a função central era exercida pela operadora, porque era a provedora de todos os elos da cadeia, agora o papel de ligação será feito por quem implanta a tecnologia.

Alguns setores devem ser mais impactados e poderão adotar o 5G em massa. Entre eles está o agronegócio que poderá se beneficiar pelo uso de soluções da agricultura 4.0 como softwares de gestão, aplicativos de monitoramento de lavoura, estações meteorológicas e outras ferramentas que poderão ter os dados cruzados e otimizados com conexão melhor. Além disso devem ser observadas melhorias nos sistemas de transporte de carga e automação de fábricas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.