CI

Ipanema renova contrato com a americana StarBucks


A mineira Ipanema Coffees renovou por mais quatro anos o fornecimento de café com exclusividade para a norte-americana StarBucks, uma das maiores empresas de café expresso do mundo. A meta da empresa é chegar em 2007 exportando para a empresa de varejo americana 10 mil sacas de café brasileiro e se estabilizar nesse patamar. O volume será 66,6% superior ao que será exportado neste ano, estimado em 6 mil sacas de café.

"A StarBucks relançou o Ipanema Bourbon nos Estados Unidos e ele permanece como o mais caro produto da empresa, juntamente com outras cinco marcas", afirma Washington Rodrigues, diretor superintendente da Ipanema. Segundo ele, a empresa brasileira é a primeira e única a vender café do Brasil para a norte-americana, que firmou o primeiro contrato de exportação em 1997. "Na ocasião exportamos 2 mil sacas de café para a StarBucks", afirma Rodrigues.

Apesar do promissor negócio entre a empresa mineira e a norte-americana StarBucks, a Ipanema deve registrar uma queda de 20% em suas exportações, em razão da queda da produção brasileira de café. No ano passado, os embarques gerais da empresa atingiram a marca de 90 mil sacas e a tendência para 2003 é de que as exportações fiquem no patamar de 70 mil sacas. "O Brasil terá quebra de 40% e não será diferente para nós", diz Washington Rodrigues.

A produção de café da Ipanema, o maior produtor individual do Brasil, será de 82 mil sacas em 2003. Esse volume representa queda de 27,4% em relação ao ano passado, cuja colheita foi de 113 mil sacas.

"Estamos plantando café nos últimos quatro anos. Acreditamos que em 2004 a nossa produção será da ordem de 125 mil sacas."

Selo de certificação

Com investimento de US$ 200 mil a Ipanema Coffes passou a ser a única empresa brasileira a possuir o selo de certificação da EurepGap para café. O sistema é o mais respeitado para frutas e vegetais na União Européia e a empresa de Minas passa a fornecer café para o mercado europeu com o selo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.