CI

Iraque projeta aumentar a produção de trigo

O total de produção previsto deverá cobrir 60% das necessidades do programa de racionamento


Uma autoridade do Ministério da Agricultura do Iraque disse à agência Reuters que o país do Oriente Médio espera que a produção de trigo suba para quase 3 milhões de toneladas em 2018/2019. Nesse cenário, Mahdy al-Jabouri, subsecretário do ministério, afirmou, em 29 de janeiro, que o aumento de 2,17 milhões de toneladas em 2017/2018 se deve ao aumento das chuvas. 

Além disso, ele disse que o total de produção previsto deverá cobrir 60% das necessidades do programa de racionamento de alimentos que requer de 4,5 a 5 milhões de toneladas de trigo por ano. Sendo assim, o governo afirmou que este fato poderá contribuir bastante para a recuperação econômica e social do país. 

Jabouri afirmou também que o melhor clima em Nineveh, antiga região mais produtora de trigo do Iraque, significou que mais trigo foi plantado nesta temporada do que no ano passado, mas acrescentou que ainda é muito cedo para dar uma estimativa de produção daquela região. O único fato relevante que se pode ter certeza, segundo ele, é que a produção irá aumentar consideravelmente. 

Um grande importador de grãos, o Iraque importou 4,1 milhões de toneladas de trigo no ano passado e está previsto para importar 3,7 milhões de toneladas em 2018/2019, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O ministro do Comércio, Mohammed Hashim al-Aani, afirmou que o país pode estabelecer relações comerciais com a Rússia.  

“O ministério vai enviar uma delegação à Rússia para estudar os mecanismos de produção de trigo... para ter um quadro sobre sua qualidade e tipos e sobre quão adequado ele é para uso em nosso sistema de cartões de subsídio”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.