CI

Irga alerta orizicultores sobre início da irrigação

Com área semeada de arroz próxima dos 70%, a Zona Sul deve chegar ao final deste mês com 100% do plantio concluído


Com área semeada de arroz próxima dos 70%, a Zona Sul deve chegar ao final deste mês com 100% do plantio concluído. O prognóstico é do gerente regional do Irga, Marcos de Souza Fernandes, que destaca serem estes índices bem superiores ao mesmo período na safra passada, quando nesta mesma época atingia 29% da área plantada.

Segundo Fernandes, o produtor da Zona Sul assimilou a recomendação de que época de plantio é fundamental para obter sucesso na produção e assim baixar seu custo de produção.

O produtor deve se focar não mais no plantio, que está dominado, mas na irrigação, que está atrasada em 60% da área e necessita, com urgência de banho para nascer (irrigação intermitente), destaca. Ele afirma que espera-se que a irrigação seja o fator limitante de quebra de produtividade, pois em ano de La Niña, ocorre potencial muito grande para produzir mas que pode ser comprometido pela irrigação deficiente.

O Irga chama a atenção dos produtores para que não poupem esforços, liguem seus levantes, encham seus canais, coloquem ajudantes de aguadores, pois a demanda da cultura do arroz por água é muito grande.

Estado

A área cultivada com arroz no Estado avançou para 54%, o que representa 609.741 hectares cultivados dos 1.127.922 hectares de área total. Em relação à área colhida na safra passada, o Rio Grande do Sul teve incremento de área de 79.032 hectares. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) alerta aos produtores para que finalizem a semeadura até a primeira quinzena de novembro.

A Fronteira Oeste está com 70% da área plantada, enquanto que a Campanha tem 65,6%. A Zona Sul está com 65% e a Depressão Central com 33%. Já a Planície Costeira Interna tem 37% do processo finalizado. A Planície Costeira Externa que abrange Santo Antônio da Patrulha está com 28% do plantio concluído.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.