CI

Irga faz convênio para instalação de Lavoura-escola

Sob o olhar de Tarso Genro, o novo convênio foi assinado em Santa Cruz do Sul


De 1 a 5 de fevereiro aconteceu, em Santa Cruz do Sul/RS, a 2ª Festa e Feira da Agricultura Camponesa. Coordenado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), com o apoio de diversas entidades e patrocínio do Governo do Estado e Instituto Rio Granense do Arroz (Irga), o evento recebeu aproximadamente cinco mil pessoas, que participaram de diversas atividades voltadas ao campo, como exposições de produtos coloniais, sementes crioulas, equipamentos e artesanatos, além de experimentos produtivos e industriais voltados à agroindústria de processamento mínimo de frutas e hortaliças, e apresentação de diversos shows.


No domingo, foi assinado convênio entre o Irga e o MPA para a instalação de uma Lavoura-escola de base tecnológica no município. Na solenidade, que contou com grande público, o presidente do instituto, Claudio Pereira, destacou que 70% dos produtores de arroz no estado são agricultores familiares, dado que mostra o acerto do Governo do Estado em fortalecer os assentamentos e a agricultura familiar gaúcha.

Ao prestigiar o evento, o governador Tarso Genro foi bastante aplaudido ao saudar os movimentos sociais vindos de diversas partes do Brasil e ao abordar temas de grande relevância ao setor agrícola. Durante o discurso, Tarso defendeu um modelo de agricultura familiar cooperativado como forma de inclusão social e incentivo à permanência das famílias camponesas nas áreas rurais, produzindo alimentos e riquezas para o povo, em contraponto ao modelo de desenvolvimento concentrador de renda. Segundo ele, a riqueza da base produtiva gaúcha e brasileira vem da agricultura familiar e o Governo do Estado cumprirá sua obrigação e continuará incentivando os trabalhadores rurais e movimentos sociais organizados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.