CI

Irga garante que 70 mil ha com a cultivar 422 CL estarão disponíveis para próxima safra


A safra de arroz 2004/2005 do Rio Grande do Sul terá 70 mil hectares com a cultivar 422 CL Clearfield, resistente ao arroz preto e vermelho. A informação é do presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Pery Coelho, que destaca que a variedade resistente a herbicidas lançada em 2003 terá, na próxima safra, 100 mil sacas para comercialização certificadas pelo instituto. "Em 2003, disponibilizamos só para produtores credenciados no Irga. Essa será a primeira safra".

Desenvolvida pela Basf, que ofereceu o defensivo, e pelo Irga, que produziu a semente, a cultivar propicia rendimento de 7,5 mil quilos por hectare, afirma o agrônomo do 16O Núcleo de Assistência Técnica do Irga de Santa Vitória do Palmar Esteban Campal. "É uma cultivar mutagênica desenvolvida para ser resistente".

A base do Clearfield é a variedade Irga 417, de maior uso no RS. Porém, por ser uma tecnologia nova, recomenda atenção redobrada na lavoura para evitar o inço. Coelho confirmou estarem sendo preparadas novas cultivares adaptadas para o frio e o sistema pré-germinado. "O Irga deve lançá-las ainda dentro do programa Arroz RS". Na 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz estavam expostas as seis cultivares lançadas pelo instituto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.