CI

Irga lança cultivar em parceria com a Basf para reduzir incidência de arroz vermelho no RS


O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) lança no próximo dia 19, na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha, a cultivar Irga-422 CL-RS, desenvolvida a partir de retrocruzamentos, em parceria com a Basf. Projetada para reduzir a incidência do arroz vermelho nas lavouras, a novidade será apresentada durante dia de campo, que vai debater e apresentar novas tecnologias para a lavoura arrozeira.

Segundo o Irga, as áreas infestadas com arroz vermelho são significativas, e reduzem os rendimentos na lavoura orizícola do Estado. O programa de melhoramento genético do instituto, em parceria com a Basf, desenvolveu a cultivar IRGA 422CL. CL é a sigla que identifica a cultivar com a característica de tolerância ao herbicida Only. O herbicida foi desenvolvido pela Basf, para uso exclusivo com as cultivares CL, não sendo seletivo para outras cultivares que não estejam identificadas como Clearfield.

A cultivar IRGA 422CL é a denominação comercial da linhagem IRGA 22-7, resultante da seleção pelo método de retrocruzamento, realizado com o objetivo de incorporar o gene de tolerância ao herbicida. Cinco gerações de retrocruzamentos foram realizadas, desde 1996, na Universidade da Louisianna (EUA), e a continuidade do trabalho foi desenvolvida na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha. A cultivar é recomendada para produtores que adotem a tecnologia Clearfield no controle de arroz vermelho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.