CI

Irga registra novas variedades de arroz irrigado

A Instituição credenciará produtores interessados em multiplicar as variedades


As duas novas cultivares que o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) lançou em março foram registradas esta semana no Ministério da Agricultura. A IRGA 423 e a IRGA 424 estão credenciadas para a venda, divulgação e multiplicação. Através de edital público, a Instituição credenciará produtores interessados em multiplicar as variedades na próxima safra.

A variedade IRGA 424 tem especial indicação às regiões onde é comum a ocorrência de temperaturas mais baixas, como a Zona Sul e a região de fronteira com o Uruguai. Nas pesquisas, apresentou tolerância ao frio, melhor potencial produtivo e qualidade de grão que outras cultivares. A alta produtividade é um destaque da IRGA 424. Nos ensaios de rendimento, a variedade atingiu 14,49 mil quilos por hectare.

Já a IRGA 423 tem como destaque a sua precocidade, o que favorece a economia de água. A maior produtividade nos ensaios de rendimento foi registrada em Uruguaiana, na safra 2001/02, alcançando média de 11 mil quilos por hectare. A qualidade de grão é similar ao IRGA 417, marca top da lavoura gaúcha. O chefe da equipe de melhoramento genético do Irga, Sérgio Gindri Lopes, enfatiza que as variedades são duas novas ferramentas disponíveis de manejo integrado para alta produtividade. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.