CI

Irlanda quer agricultura neutra em carbono

O primeiro passo foi plantar vários tipos de pastagem


Foto: Marcel Oliveira

Um terço das emissões de gases de efeito estufa da Irlanda vem atualmente do setor agrícola, portanto, há uma necessidade urgente de reduzir as emissões da agricultura, sem afetar a produção ou a lucratividade, para garantir um futuro seguro para a agricultura irlandesa e a agricultura global. As informações foram publicadas pelo portal bioeconomia.info. 

A empresa de laticínios Carbery, em parceria com BiOrbic, o centro nacional de pesquisa em bioeconomia da Irlanda, está liderando uma iniciativa para explorar e investigar a viabilidade de criar um modelo de fazenda de laticínios neutro para o clima. O projeto, chamado Farm Zero C, reúne um grupo de especialistas acadêmicos e da indústria em uma primeira tentativa mundial de encontrar uma solução em nível de fazenda para um problema global. 

O programa de trabalho interdisciplinar se concentra em solo e pastagens; em dietas e criação de animais; na biodiversidade; análise do ciclo de vida; e energias renováveis. Modelos de negócios e planejamento também estão sendo considerados para garantir que todas as intervenções propostas sejam comercialmente viáveis. Além disso, o projeto está analisando a possibilidade de integrar o comércio de carbono em um modelo agrícola de baixa emissão. 

Shinagh Farm, uma fazenda experimental de propriedade das quatro cooperativas agrícolas de West Cork, será a anfitriã do projeto. O estabelecimento é uma fazenda comercial intensiva e altamente abastecida que permitirá à equipe do projeto demonstrar que um novo modelo de negócios sustentável para a agricultura é possível - se pode ser feito em Shinagh, pode ser amplamente aplicado em qualquer lugar. 

Enda Buckley, que está liderando os esforços de Carbery no projeto, disse que “uma das primeiras coisas que fizemos, em maio de 2020, foi plantar pastagens com várias espécies para reunir evidências de que pastagens e um melhor manejo do solo podem ajudar. A absorver o carbono”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.