CI

Irmfried Schmiedt recebe o prêmio Engenheiro do Ano

Emocionado, ele dedicou o prêmio aos colaboradores


O gerente Comercial Grãos e conselheiro de Administração da Cotrijal, Irmfried Otto Ingbert Harry Schmiedt foi homenageado na noite da segunda-feira (12) com o prêmio Engenheiro do Ano, na categoria Área Privada. A homenagem, realizada no Salão Leopoldina, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, foi conferida pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.

Formado engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1959, Schmiedt iniciou sua carreira na Secretaria Estadual de Educação, como orientador das escolas agrícolas na área de avicultura, segmento sobre o qual havia feito uma especialização nos Estados Unidos. Em 1963, foi convidado pelos associados da Cotrijal para concorrer à presidência da cooperativa. Eleito, permaneceu no cargo até 1985. Três anos fora, foi reconduzido à função em 1989, permanecendo como presidente até 1995, para então assumir a gerência comercial na área de grãos. Testemunha e protagonista dos maiores e mais importantes desafios assumidos pela cooperativa, pela sua dedicação, conhecimento e profissionalismo, tornou-se também uma das pessoas mais respeitadas do cooperativismo brasileiro.

Emocionado, ao receber a homenagem ele agradeceu o apoio que recebeu ao longo de sua história na cooperativa. Os primeiros anos foram de muitas dificuldades, segundo ele, mas a união e a dedicação dos colaboradores e associados fez com que a cooperativa alcançasse a solidez e a força que tem hoje. "Nesses quase 50 anos de Cotrijal, posso dizer que meu trabalho sempre foi gratificante, mesmo nos momentos difíceis, porque sempre fiz tudo com muita paixão", afirmou. "E entendo que este prêmio não é para mim, mas para todos, especialmente os colaboradores, que ao longo desse tempo ajudaram a construir a minha história e a da cooperativa".

Acompanharam a homenagem o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o vice-presidente, Jairo Marcos Kohlrausch, gerentes, colaboradores e conselheiros de Administração e Fiscais da cooperativa, além do prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva.
A premiação

O prêmio foi criado em 1985 em comemoração aos 55 anos da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul e é conferido anualmente aos profissionais da engenharia gaúcha que se destacaram por sua atuação nos setores público e privado. A solenidade de entrega realiza-se sempre no mês de dezembro, em comemoração ao Dia do Engenheiro.

A escolha dos laureados obedece a critérios de mérito e de público reconhecimento e considera o destaque profissional alcançado no período de avaliação, preferencialmente caracterizado por realizações nas áreas científica e tecnológica, com alcance social e humano, através de ações, projetos ou obras que beneficiem a comunidade gaúcha. Desde 2001, a SERGS também confere a láurea Destaque Acadêmico aos universitários de melhor desempenho entre os formandos dos cursos de engenharia da PUCRS, UFRGS, ULBRA e UNISINOS.

Demais homenageados:
- Área Pública: Caio Tibério Dornelles da Rocha (secretário Nacional de Política Agrícola e Cooperativismo do Ministério da Agricultura do Brasil); Marcos Ledermann (ex-eiretor Geral do DAER do RS); Marcus Vinicius Caberlon (diretor Geral do SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul - RS)

- Área Privada: Carlos Alberto Aita (diretor Administrativo da NexGroup S/A); Ronaldo Bolognesi (presidente do Grupo Bolognesi)

- Homenagem Especial: Aloisio Milesi (diretor Comercial da Construtora Brasília Guaíba Ltda); Daniel Lena Souto (conselheiro Consultivo da SERGS); Heddy Pederneiras (associado da SERGS)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.