CI

Irrigação permite produção de alimentos de alta qualidade

Manejo é fácil, além de ser possível utilizar o sistema de irrigação com uma bomba de água de baixa potência


Foto: Divulgação

Durante um curso de sistemas agroflorestais em Brasília (DF), o engenheiro florestal Felipe Alencar conheceu uma interessante solução de irrigação, que contribuía diretamente para excelentes resultados agrícolas. O profissional não pensou duas vezes e incorporou esta tecnologia na produção de alimentos da Chácara Sinergia, que cultiva grande variedade de hortaliças, tubérculos, frutas, entre outros, por meio de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos.

Os resultados apareceram rapidamente. “Com a utilização da mangueira Santeno, intensificamos a produção de alimentos de altíssima qualidade, de forma natural, sem defensivos agrícolas ou adubos químicos, explica Alencar.

Com canteiros de 1 m de largura e distância de 0,5 m entre um canteiro e outro, o Sistema Agroflorestal acomodou perfeitamente as mangueiras Santeno. “Estas soluções ficam perfeitamente posicionadas e cada linha de irrigação atinge dois canteiros. O manejo é fácil, além de ser possível utilizar o sistema de irrigação com uma bomba de água de baixa potência”, pontua.

Períodos de Seca - A Chácara Sinergia está localizada em Sinop (MT), área que exige um cuidado maior com a irrigação do solo. “Na nossa região, os períodos de secas são muito longos e a umidade relativa do ar fica muito baixa. Com as mangueiras Santeno, conseguimos não só irrigar o solo como também aumentar a umidade relativa dentro do sistema agroflorestal”, analisa o engenheiro.

Para Alencar, as mangueiras Santeno têm excelente custo-benefício, principalmente considerando a eficiência de sua utilização no modelo de produção e de precificação da Chácara Sinergia. “Como técnico, eu recomendo muito a Santeno, inclusive há pouco tempo instalei uma mangueira para um vizinho da Chácara. Ele já aprovou”, finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.