CI

Isca apresenta armadilhas e atrativos para controle de pragas na Hortitec

Semioquímicos são usados no MIP


 

A utilização de feromônios e outros semioquímicos já comprovou ser um método sustentável e eficaz de combate às pragas agrícolas. Trata-se de usar sinais químicos para influenciar o comportamento dos insetos, seja na captura de alimentos ou no processo reprodutivo, como dispositivo de atração sexual.

Nesse sentido, recente estudo da Consultoria MarketsandMarkets apontou que o mercado de produtos agrícolas biológicos pode atingir o valor de US$ 10,05 bilhões até 2020, crescendo a uma taxa anual de 14,5%. No Brasil, é crescente a adoção dessas tecnologias em função da busca e maior aceitação por parte do consumidor, que deseja produtos ecologicamente sustentáveis.

A Isca Tecnologias desenvolve biopesticidas para o controle de pragas de uma forma natural e que não agride o meio ambiente. Esses produtos atraem ou repelem os insetos conforme as necessidades estratégicas do manejo de cada praga e são desenvolvidos a partir da tecnologia de semioquímicos, que interferem na comunicação entre insetos e entre estes e as plantas. Essas substâncias não são tóxicas e não representam riscos ao ambiente nem à saúde humana.

Dentro deste contexto, a Isca Tecnologias vem desenvolvendo soluções para monitoramento e controle de insetos de acordo com o conceito do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Na edição deste ano da Hortitec, a empresa vai apresentar produtos inovadores, como armadilhas e atrativos sexuais (feromônios) e alimentares.

Um deles é o Apis Bloom, que atua influenciando o comportamento das abelhas para melhorar a polinização e os índices de pegamento e qualidade de frutos. Pode ser utilizado nas culturas onde a abelha Apis mellifera é responsável pela polinização.

Outro é o Kit Lurex: Composto por cinco armadilhas e 400 ml de atrativo alimentar para mariposas da família dos Noctuideos. Este produto é muito eficiente no monitoramento das pragas que compõem esta família, que inclui: Helicoverpa sp, Spodoptera sp, Heliothis sp, etc. Pode ser utilizado em diversas culturas onde estas pragas estão presentes, como por exemplo o tomate.

O ISCAlure Tuta é o feromônio sintético da Tuta absoluta, ou “Traça do Tomate”. Este produto pode ser utilizado para o monitoramento e também controle desta praga. Já o Anamed é um atrativo alimentar para a Mosca das Frutas. Pastoso, pode ser misturado com o inseticida recomendado para a praga. Nessa composição o produto torna-se uma Isca Tóxica, com intuito de atrair e matar a Mosca das Frutas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.