Israelita cria batatas resistentes ao calor do deserto
CI
Agronegócio

Israelita cria batatas resistentes ao calor do deserto

Cientista também desenvolveu batatas que podem ser irrigadas com água salgad
Por:
Cientista também desenvolveu batatas que podem ser irrigadas com água salgada
 
Após mais de 30 anos pesquisando a fisiologia das batatas, o professor David Levy, da Faculdade de Agricultura, Comida e Meio Ambiente, da Universidade de Hebrew, em Jerusalém, desenvolveu uma nova variedade do vegetal capaz de crescer em climas quentes e secos. E também linhagens que podem ser irrigadas com água de fonte salina.

Para o Oriente Médio, onde grande parte do ambiente é desértico e as temperaturas podem chegar a 50°C, a pesquisa é bastante significativa. A batata, original de climas temperados da América, agora pode ser cultivada para consumo interno e exportação para Europa e Estados Unidos.
 
O processo de irrigação com água salgada foi desenvolvido porque, além do calor escaldante, a região também sofre da escassez de recursos hídricos. O pesquisador conta, em entrevista ao site Israel21c.org, que especialistas procuram novas fontes de água em aqüíferos salinos. Por isso, as novas batatas são importantes para a da agricultura local.

Mas irrigação com água salgada pode causar estresse a diversas plantas. A equipe de Levy estava pesquisando os benefícios de uma bactéria contra o estresse e outras doenças das batatas. O resultado foi que todas as plantas que tiveram a bactéria introduzida sobreviveram às condições adversas, as comuns morreram.

Depois de desenvolver a técnica, o pesquisador compartilhou com cientistas de outros países de clima semelhante: Marroscos, Jordânia, Egito e Líbano. Confira o vídeo para conhecer a plantação da equipe de Levy e algumas das batatas criadas.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.