CI

Itália confirma novos casos de gripe aviária

Foco obrigou o sacrifício sanitário de quase 19 mil perus


Após uma breve ausência, a gripe aviária voltou a se manifestar na Itália. O Departamento Italiano para Pesquisa em Saúde Animal e Segurança Alimentar (IZSVe) relatou que dois novos surtos de gripe aviária altamente patogênica (HPAI), causados pelo vírus subtipo H5N8, foram confirmados na comuna de Mântua, na Lombardia.

O vírus afetou um plantel de 18.900 perus de engorda fêmeas, com três meses de idade, e que registrou um súbito aumento nos índices de mortalidade. Outro foco foi encontrado em três patos de uma criação de fundo de quintal. Há suspeita de um terceiro foco da doença em uma granja de perus da região.

Medidas sanitárias mais severas tinham sido suspensas no início do mês, em função de outro foco da gripe aviária registrado no final de maio na mesma província italiana.

Na Ásia, as autoridades de Taiwan informaram a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o aparecimento de seis novos surtos do vírus H5N8 nas últimas semanas, afetando quase 100 mil frangos em um abatedouro da cidade de Kaohsiung e em cinco fazendas do município de Yunlin.

Outros três casos foram reportados na República Democrática do Congo. Todos em criações de aldeias da região de Ituri.

O Centro de Proteção à Saúde de Hong Kong informou a descoberta de mais um caso humano de infecção pelo vírus subtipo H7N9, da gripe aviária, em uma mulher que visitou um mercado local de aves vivas. Com este, chega a 750 o número total de casos confirmados de gripe aviária em seres humanos desde outubro do ano passado, e 1556, desde 2013.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.