CI

IZ mostra tecnologia na Agrishow 2004


O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA) participa da 11ª edição da Agrishow Ribeirão Preto com o propósito de difundir a tecnologia gerada na área agropecuária e as publicações técnicas editadas pelo Instituto. Um estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento concentrará todos os assessores, pesquisadores e técnicos pertinentes a pasta.

O IZ pertence à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), do Estado de São Paulo, e interage por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), por meio de diversos Pólos Regionais de Desenvolvimento, em diferentes regiões do Estado, atendendo às suas demandas.

Com um rebanho de 1,2 mil animais, o IZ oferece tecnologia de suporte na área de pecuária de corte e leite, promove o desenvolvimento científico e tecnológico, para uma maior produtividade e qualidade dessas cadeias produtivas e seus derivados.

O IZ realiza pesquisas em melhoramento genético de forrageiras; forragicultura e pastagens; produção animal a pasto; reprodução; etologia e ambiência; produção e qualidade de carne e leite; atividades silvipastoris; produção de sistemas inteligentes para pesquisa e gerenciamento de dados. Todos os projetos de pesquisas do IZ atendem aos Programas do Governo, visando o desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro.

Assim, o Instituto de Zootecnia nestes 100 anos de existência vem cumprindo sua função e estabelecendo um compromisso mais forte com seus usuários, solucionando os problemas do dia a dia do produtor rural.

Segundo a coordenação da Feira, o evento é considerado o termômetro do agronegócio brasileiro. A Agrishow Ribeirão é uma das três maiores feiras agrícolas do mundo, a partir dela que os produtores rurais e as empresas das mais diversas cadeias do agronegócio definem o que farão ao longo do ano. Em 2003, a feira atingiu um faturamento de R$ 1,2 bilhão e atraiu 150 mil visitantes do Brasil e de 60 países.

Os visitantes encontrarão as últimas novidades em equipamentos, tecnologias e novas cultivares, além da teoria vista na prática com as demonstrações de campo. A Agrishow Pastagem e Fenação, espaço reservado para a pecuária, aumentou sua área e número de expositores. Pecuaristas dos mais diversificados setores apresentam as mais novas tecnologias em genética, animais de corte e leite e reprodutores das mais variadas espécies.

Público

Cerca de 600 empresas, dos mais diversos segmentos do agronegócio brasileiro, estarão presentes à feira, com novidades e lançamentos. Esse número representa aumento de 11% em relação à Agrishow 2003, que reuniu 540 expositores. Para esse ano serão mais de 1.800 marcas de produtos presentes, que atrairá, segundo a organização da Feira, cerca de 60 empresas do exterior. Está previsto a visita de 1.300 estrangeiros.

Cerca de 76% dos visitantes da Agrishow são produtores rurais, 18% são representados por cooperativas, 5% por técnicos e engenheiros agrícolas e 1% por estudantes. A agricultura é a atividade predominante do visitante (59%), seguida da pecuária (27%), agroindústria (8%) e comunidade acadêmica (6%).

Pecuária

A Agrishow Fenação e Pastagem, deverá ter mais de 80 expositores, 60% a mais que em 2000, quando a produção animal ganhou seu primeiro espaço na Agrishow. O crescimento é de 25% sobre os 64 expositores da área em 2003.

Infra-estrutura

Para 2005, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Sistema Agrishow assinaram o protocolo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos e atividades específicas, com o objetivo de consolidar a ampliação da abrangência da Agrishow e de aperfeiçoamento da infra-estrutura necessária do Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios, em Ribeirão Preto (SP). O protocolo em vigor tem validade mínima por sete anos, a partir da realização da edição 2005 da Agrishow.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.