CI

Já conversou com suas vacas hoje?

Estudo mostra que elas gostam de um bate-papo cara a cara


Foto: Pixabay

Após meses de comunicação baseada na tecnologia imposta pelo COVID-19, muitos de nós estão perdendo uma voz humana "viva". Mas não somos os únicos, já que um novo estudo revela que as vacas também preferem o bate-papo cara a cara. 

A pesquisa, publicada na  Frontiers in Psychology, descobriu que as vacas ficam realmente mais relaxadas quando um humano vivo fala com elas diretamente do que quando ouvem uma voz gravada por um alto-falante. 

"O gado gosta de acariciar em combinação com a fala mansa", diz Annika Lange, da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, Áustria. "Em contextos científicos, a gravação de uma voz humana falando baixinho pode ser usada para relaxar os animais, porque pode ser difícil repetir as mesmas frases da mesma maneira durante os experimentos”, completa. 

Usar uma voz gravada significa que as condições são as mais semelhantes possíveis em cada tentativa, seguindo um conceito conhecido como "padronização", um importante princípio da experimentação científica. No entanto, a equipe de cientistas queria descobrir se as vacas respondem de maneira diferente ao som das vozes gravadas em comparação com um humano falando diretamente com elas. 

"Nosso estudo sugere que falar ao vivo é mais relaxante para nossos animais do que gravar uma voz humana", diz Lange. "As interações podem ser menos positivas quando se tornam artificiais por meio da padronização." 

A equipe trabalhou com um rebanho de 28 cabeças de gado, comparando os benefícios de acariciar os animais enquanto reproduzia uma gravação da voz de um experimentador, ou acariciar enquanto falava diretamente com os animais. Depois de monitorar as respostas dos animais durante os experimentos, eles descobriram que falar ao vivo era a melhor maneira de melhorar o humor de seus amigos bovinos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.