CI

Já ouviu falar sobre agricultura regenerativa?

Programa colabora com o meio ambiente enquanto fomenta a produção de café de alta qualidade


Foto: Marcel Oliveira

Você já ouviu falar sobre agricultura regenerativa? Criada nos anos 80, seu objetivo foi recuperar o conhecimento tradicional sobre práticas baseadas na natureza e conectá-lo ao conhecimento científico disponível para produção de culturas agrícolas em escala sem prejudicar o meio ambiente a longo prazo. A Rainforest Alliance, organização internacional sem fins lucrativos que trabalha em mais de 70 países apoiando negócios, agricultura e florestas para criar um futuro melhor para as pessoas e a natureza, tem dado suporte a Nespresso, marca pioneira em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, para promover boas práticas de gestão e de produção sustentável.

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa, a experiência combinada da Rainforest Alliance e da Nespresso gerou o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, que completa 16 anos de existência no Brasil. “O Programa AAA é um exemplo desta parceria, que vem de longo prazo. A nossa missão é promover fontes de rendimento responsáveis aos agricultores, ao mesmo tempo em que incentivamos a conservação da biodiversidade e a melhoria dos direitos dos trabalhadores. Partimos desta base para apoiar a Nespresso na criação desta iniciativa, que fornece conhecimentos e técnicas para a produção de um café de alta qualidade sustentável”, afirma Mariana Barbosa, diretora da Rainforest Alliance Brasil.

O Programa AAA existe globalmente desde 2003, e nasceu como uma plataforma de apoio ao produtor de café, fornecendo às fazendas ideias e técnicas obtidas a partir da experiência acumulada em milhares de lavouras ao redor do mundo, com acompa-nhamento da produção de cafés, do plantio à colheita, do beneficiamento dos grãos à reciclagem, mostrando o profundo cuidado por trás de cada xícara. “Faz parte do compromisso da Nespresso investir em práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de valor, do grão à xícara. As fazendas que produzem café para a empresa são avaliadas frequentemente, desde a gestão da propriedade, as condições de trabalho, o bem-estar das pessoas até a utilização de práticas ecologicamente corretas”, explica Guilherme Amado, Líder do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ no Brasil e no Havaí.

Compromisso com o campo

O relacionamento de longo prazo e direto com as fazendas garante um fornecimento de café de alta qualidade, produzido a partir de um manejo sustentável e regenerativo. Atualmente, mais de 110 mil fazendas parceiras em 17 países são auxiliadas por mais de 450 agrônomos, que os ajudam a cultivar o café de forma ambiental, social e eco-nomicamente sustentável. Além disso, o Programa tem um compromisso com o meio ambiente, ajudando as fazendas nas práticas de agricultura regenerativa e recuperação florestal, o que colabora com o objetivo da Nespresso a se tornar uma empresa neutra em carbono até 2022.

No Brasil desde 2005, o programa AAA foi desenhado de acordo com as característi-cas locais da cafeicultura brasileira, e também adaptado às necessidades individuais de cada fazenda. O programa envolve o estímulo à adoção de boas práticas, funda-mentadas em 3 pilares: Qualidade, Sustentabilidade e Produtividade. Hoje, 100% do café no Brasil é adquirido por meio do programa, ou seja, de maneira sustentável.

dados assessoria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.