CI

Já pensou em otimizar a irrigação em citrus?

O estudo conclui que uma única linha de gotejadores é suficiente para otimizar o desempenho


Foto: Pixabay

O uso de uma única linha para irrigação por gotejamento de plantas jovens de caqui e limoeiros em solos argilosos otimizaria o uso de água nessas lavouras, de acordo com um estudo do Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC) que determinou a melhor forma de irrigar essas plantações em climas semi-áridos. O CSIC é um esforço conjunto da Universidade de Valência e da Generalitat, e do  Centro de Ciência do Solo e Biologia Aplicada do Segura (Cebas-CSIC). 

O estudo conclui que uma única linha de gotejadores é suficiente para otimizar o desempenho e a eficiência no uso da água, tanto para o limoeiro quanto para os caqui jovens, o que aumentou sua produção em até 13%. Os pesquisadores tentaram determinar a maneira ideal de colocar as mangueiras gotejadoras (número e disposição) em um pomar e concluíram que um arranjo de linha simples é mais barato e facilita o trabalho de cultivo, mas pode não fornecer volume suficiente de solo. 

Neste trabalho, a resposta agronômica das árvores é comparada em função do número de gotejadores utilizados, e a principal conclusão é que, no caso do limoeiro e em solo argiloso, uma única linha de gotejamento é suficiente para otimizar o rendimento e a eficiência no uso da água. Da mesma forma, para os caqui jovens, a disposição dos gotejadores em uma única linha de gotejadores permite otimizar a produtividade da água, segundo Diego Intrigliolo, pesquisador do CIDE e um dos autores do trabalho. 

Da mesma forma, proporciona “a principal mais-valia de uma instalação de rega mais económica e de uma gestão mais fácil do pomar, uma vez que o trabalho de cultivo é facilitado, por ter uma única mangueira que também fica junto ao tronco”, explica o investigador da CIDE. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.