CI

Já são 100 mil hectares de área contratada de seguro no RS

Crescimento em relação a safra passada é de 100%


Foto: Nadia Borges

A preocupação com a sustentabilidade do negócio tem levado os produtores da Cotrijal a ampliarem a área coberta com seguro agrícola. Para esta safra de verão, o volume contratado através da Cotrijal Seguros já supera os 100 mil hectares, a maior parte para a soja. O crescimento em relação a safra passada é de 100% - foram 53.656 hectares no ciclo anterior.

O superintendente Administrativo-Financeiro, Marcelo Ivan Schwalbert, revela que os números representam 75% de seguro em relação à área financiada junto à cooperativa. “Era uma de nossas metas, desde que iniciamos a Cotrijal Seguros, em 2016, que todos os produtores aderissem, para a sustentabilidade da propriedade e também da cooperativa”, destaca.

Um dos grandes diferenciais do seguro disponibilizado pela Cotrijal aos seus associados é a garantia em sacas/hectare baseada no histórico de produtividade da propriedade e não na média do IBGE. “Temos produtores garantindo, na soja, até 56 sacas/hectare, pela elevada média de produtividade nos últimos anos. A média das apólices contratadas tem ficado em 46 sacas/hectare”, informa Schwalbert.

Com o custo direto para implantação da lavoura ao redor de 28 sacas/hectare na soja nesta safra, e considerando que pela forma antecipada como a Cotrijal trabalha a venda do seguro os produtores conseguem, em sua maioria, acesso à subvenção federal, a ferramenta tem se mostrado indispensável para garantir maior tranquilidade. “O melhor é que não seja necessário acionar o seguro, mas tivemos uma prova, no último ciclo da soja, da importância dessa ferramenta”, afirma o superintendente, lembrando que as indenizações, em função da quebra de safra, resultaram em R$ 50 milhões que retornaram para as propriedades.

*Informações Cotrijal

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.