CI

Jacarezinho insemina 12 mil fêmeas Nelore em 2012

Esse processo segue rígidos procedimentos de seleção, que procuram maximizar o ganho genético e produtivo dos animais


A Agropecuária Jacarezinho está colocando em reprodução cerca de 16.500 matrizes Nelore, incluindo fêmeas do seu plantel e do programa de parceria com projetos pecuários de cria espalhados pelas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Desse total, serão inseminadas 12 mil fêmeas, equivalente a quase 75% do rebanho de matrizes da empresa.


“O objetivo é imprimir ainda mais pressão ao programa de seleção da Jacarezinho, oferecendo produtos melhores safra após safra, sempre com alta confiabilidade e ganho genético superior”, explica o gerente de pecuária Luis Fernando Boveda.

Esse processo segue rígidos procedimentos de seleção, que procuram maximizar o ganho genético e produtivo dos animais da Jacarezinho. “Reconhecemos nossa responsabilidade de melhoramento constante, geração após geração. Assim, não medimos esforços para fazer um criterioso programa de acasalamento dirigido (PAD), acasalando machos e fêmeas cujas características se complementam, produzindo progênies que multiplicam o ganho econômico, com destaque parafertilidade, precocidade e conformação de carcaça”, assinala Luis FernandoBoveda.

Esse trabalho inclui 25 touros Nelore em teste de progênie. São animais superiores, que estão em avaliação nos projetos pecuários parceiros da Conexão Delta G Norte. “Confiamos em nossa genética melhoradora, oferecendo a nossos clientes produtos eficientes sob todos os aspectos”, ressalta o gerente de pecuária da Jacarezinho.


Nesse processo, a empresa também utiliza os seus touros de altos índices genéticos para repasse. E as progênies têm paternidade reconhecida por análise de DNA. “O pioneirismo da Jacarezinho na utilização das mais modernas tecnologias é uma garantia a mais aos pecuaristas. A compilação da massa de dados do nosso projeto de melhoramento, incluindo o uso de marcadores moleculares, está na base da DEP Genômica que, entre outros benefícios, proporciona maior acurácia no resultado dos indivíduos a partir da identificação de paternidade. É uma revolução em curso na pecuária”, diz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.