CI

Jacarezinho sedia o maior evento da cafeicultura do Paraná

O maior evento da cafeicultura do Paraná acontece em Jacarezinho, no norte pioneiro, entre os dias 25 e 26 de novembro de 2010


Ficafé 2010 acontece entre 25 e 26 de novembro, no Pavilhão de Convenções do Centro de Eventos de Jacarezinho

O maior evento da cafeicultura do Paraná acontece em Jacarezinho, no norte pioneiro, entre os dias 25 e 26 de novembro de 2010. Além dos tradicionais eventos técnicos, a terceira edição da FICAFE – Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná contará com uma rodada internacional de negócios e o espaço-mulher, uma área dedicada a difundir entre as produtoras rurais a arte do preparo de um bom café.

Os organizadores do evento vão promover uma degustação comentada, na qual um renomado especialista em café especial fará explanação sobre os atributos do café do norte pioneiro. A apresentação contará com tradução simultânea, para melhor compreensão dos visitantes estrangeiros.

A FICAFE foi idealizada para que produtores de cafés especiais possam ofertar e apresentar seus produtos ao mercado nacional e internacional. É um evento de negócios que visa a comercialização, facilitando a aproximação entre produtores e compradores de cafés especiais.

Neste ano, o evento deve atrair cerca de quatro mil visitantes. A FICAFE 2010 vai reunir cafeicultores de todas as regiões produtoras do País, indústrias, corretores, fabricantes de insumo, máquinas e equipamentos, cafeterias, entidades do agronegócio, compradores de cafés especiais e outros interessados.

O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello, que atua no Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná desde o início da iniciativa, em 2006, destaca que esta edição da FICAFE é ainda mais especial. Segundo ele, o ano de 2010 marca a reconquista para o norte pioneiro do Paraná do status de região produtora de café de qualidade e o reconhecimento do mercado nacional e internacional.

“Hoje, o café do norte pioneiro é referência em qualidade. Graças ao trabalho desenvolvido pelo Programa Cafés Especiais, os produtores da região têm vendido seu produto a um preço igual e até mesmo superior ao pago pelo café produzido em outras regiões tradicionais do País”, afirma o consultor.

Odemir Capello conta ainda que os visitantes da FICAFE 2010 poderão apreciar uma exposição sobre o ciclo completo do café, desde o plantio, passando pelas fases de beneficiamento até a etapa final que é o armazenamento.

“A Rodada Internacional de Negócios deve acontecer paralelamente à Rodada Nacional e terá a presença de aproximadamente dez compradores dos Estados Unidos e Espanha. Eles terão a oportunidade de conhecer o processo produtivo do café do norte pioneiro e poderão fechar negócios durante o evento ou futuramente”, explica.

A expectativa de Luiz Fernando de Andrade Leite, presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), é que a FICAFE 2010 impulsione ainda mais as ações comerciais propostas pela Associação. “Desde a última edição da Feira, comercializamos mais de 6 mil sacas de café. Nossa proposta agora é elevar esse número, melhorar nossa infraestrutura e estimular a profissionalização da gestão das propriedades. A conquista da Indicação Geográfica (I.G.) vai trazer ainda mais reconhecimento à qualidade do nosso produto e ampliar nossa competitividade”, destaca Luiz Fernando de Andrade Leite.

Os atributos do café especial do norte do Paraná são únicos no mundo. É um café leve, encorpado, com intenso aroma e sabor. É doce, caramelado e com acidez moderada. “A pessoa que começa a tomar um café especial e aprende como se faz o preparo correto da bebida, não quer mais saber de outro café”, garante Andrade Leite.

Os lotes de cafés especiais que serão comercializados na FICAFE 2010 serão divulgados no site www.ficafe.com.br. Nesse endereço também é possível consultar a programação completa do evento.

Parcerias

A FICAFE 2010 é uma realização do Sebrae/PR e da ACENPP com apoio do Banco do Brasil, Prefeitura de Jacarezinho, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

As informações são da assessoria de imprensa do Sebrae/PR.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.