CI

Janeiro deve ter melhora no volume de chuvas

Novembro foi mais um mês com deficiência hídrica no RS


Foto: Pixabay

Novembro foi mais um mês com deficiência hídrica no RS. Os volumes acumulados ficaram abaixo dos 75 milímetros na maioria das regiões (Figura 1A). O pior cenário foi o da Zona Sul, com volume acumulado abaixo dos 45mm. A anomalia da precipitação de novembro ficou negativa em quase todo o RS. A exceção foi a faixa Leste do Estado.

Esse cenário desfavoreceu o pleno processo da semeadura da soja na Metade Sul do RS em virtude da falta de umidade adequada no solo. Já para o arroz, com o déficit de chuvas, a radiação solar ficou acima da Normal para o mês de novembro, fato que é positivo para as lavouras que já entraram no período reprodutivo.

Houve razoável frequência nas precipitações na Metade Sul, porém, os volumes foram muito aquém do ideal. Com relação às temperaturas, observou-se que as máximas e as mínimas oscilaram entre valores acima e abaixo da Normal Climatológica. Boa parte das regiões do RS teve anomalia positiva nas temperaturas máxima e mínima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.