Janela de plantio de soja é prorrogada
CI
Imagem: Nadia Borges
NO TOCANTINS

Janela de plantio de soja é prorrogada

Com a medida a janela de plantio segue até o dia 5 de junho
Por: -Aline Merladete

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), anunciou nesta segunda-feira (30), que foi autorizado por meio da Instrução Normativa (IN) nº 06 de 30 de maio de 2022, a prorrogação por mais cinco dias da janela de plantio de soja sementes nas várzeas tropicais tocantinense, que encerraria na terça-feira (31). Com isso, o prazo foi estendido até o dia 5 de junho, porém, mantém-se o prazo de colheita para o dia 20 de setembro.

Segundo a IN, a decisão de prorrogação do prazo para plantio nas várzeas tropicais levou em consideração o pedido feito pela Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) em conjunto com o Distrito de Irrigação Rio Formoso, que solicitaram a dilação da janela de plantio da safra durante a excepcionalidade ao vazio sanitário da soja, visto que, muitos produtores tiveram dificuldades com drenagens em decorrência do regime de chuvas muito acima das médias para essa safra, nas regiões de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa, disse que a Agência acatou a solicitação por entender que o grande volume de chuvas no ano influenciou na preparação do solo para o cultivo da oleaginosa. "Autorizamos a dilação do período, porém, mantemos o prazo para a colheita e determinamos apenas o plantio de materiais de Grupo de Maturidade Relativa (GMR) igual ou inferior a 8.3, bem como o risco relacionado às condições de irrigação," pontuou Cleovan Barbosa.

A região de várzeas tropicais é formada pelos municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Pium, Dueré, Formoso do Araguaia e Santa Rita do Tocantins. 

As informações são da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec)


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.