CI

Japão busca aproveitar drones para agricultura

País busca promover economia de mão de obra e aumentar a produtividade. 


O Ministério da Agricultura do Japão divulgou um plano para promover a disseminação de drones para a agricultura. Nesse sentido, o projeto é tido dentre os japoneses como uma alternativa para enfrentar o envelhecimento dos agricultores e a escassez de sucessores de fazendas no país.  

No plano anunciado na última segunda-feira (18.03), o ministério estabeleceu uma meta de introduzir drones agrícolas em mais da metade da área plantada com arroz, trigo e soja no Japão até 2022. Com a alternativa, eles buscam também um método que seja eficiente e limpo para promover economia de mão de obra e aumentar a produtividade. 

O ministério espera que os drones sejam utilizados não apenas para espalhar produtos químicos agrícolas e fertilizantes, mas também para analisar as condições de crescimento das plantações com câmeras montadas neles. A tecnologia, portanto, poderia viabilizar e melhorar o trabalho de muitas pessoas, sem que elas precisem se deslocar grandes distâncias para chegarem a tais conclusões. 

O plano inclui o aumento dos tipos de produtos químicos agrícolas que podem ser pulverizados com drones para 846, ou cerca de 1,3 vezes o total atual. Um conselho público-privado composto por funcionários do ministério, fabricantes de drones e instituições de pesquisa, bem como agricultores, foi criado para compartilhar informações relacionadas a drones agrícolas. 

No Brasil, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) afirmou que esse tipo de prática tem crescido. “O emprego de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos por drones, terminologia que usaremos neste artigo, tem crescido no Brasil, especialmente no segmento de agricultura de precisão, englobando áreas correlatas como florestas de precisão e pecuária de precisão”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.