CI

Jaru (RO) foi um dos municípios que mais investiu na agricultura em 2011

Graças à capacitação da mão-de-obra com esses cursos oferecidos, várias agroindústrias foram implantadas no município


Graças à capacitação da mão-de-obra com esses cursos oferecidos, várias agroindústrias foram implantadas no município

A Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagra), realizou grandes investimentos no setor agrícola em 2011, frutos de convênios com os governos do Estado e Federal. Além da capacitação da mão-de-obra dos moradores da zona rural, a Prefeitura deu suporte ao pequeno produtor, fortalecendo a agricultura jaruense.

Uma parceria firmada entre o Município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) resultou na realização de 62 cursos de capacitação, entre eles 12 de “Operador de trator agrícola”, o que contribuiu para que vários participantes conseguissem arrumar emprego de tratorista em empresas como a Toshiba, além de órgãos públicos como Emater e na própria Secretaria de Agricultura. Também foram realizados cursos em parceria com a Emater para capacitar os produtores na vacinação de animais contra a brucelose.

Graças à capacitação da mão-de-obra com esses cursos oferecidos, várias agroindústrias foram implantadas no município. Também foi criado o Selo de Inspeção Municipal (SIM), garantindo também a fabricação de produtos de qualidades aos consumidores jaruenses.

No ano passado a Prefeitura de Jaru reestruturou a Semagra, com a aquisição de 6 tratores equipados com grades de arado, totalizando 12 conjuntos de tratores agrícolas da frota da Semagra, o que ajudou a aumentar o atendimento ao programa Terra Tombada, que teve mais de 500 pequenos produtores atendidos, sendo que alguns deles por várias vezes no ano, o que contribuiu para aumentar a produção agrícola do município. O Município também realizou a doação de dois tratores equipados com grade para associações de produtores rurais das linhas 610 e 628.

Segundo o secretário de Agricultura, Luiz Marcos dos Santos, com o apoio dado pela Prefeitura aos pequenos produtores, arando a terra e com a distribuição de sementes, triplicou a plantação de milhoem Jaru. Elelembra que foram distribuídas em 2011 através de uma parceria com a Emater/RO, 15 toneladas de sementes de milho e arroz no município.

O viveiro administrado pela Semagra e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) produziu e distribuiu no ano passado cerca de 200 mil mudas, sendo metade de plantas frutíferas, para produção de goiaba, açaí, caju, graviola, acerola, tamarindo, pinha, jabuticaba, none, entre outros frutos, e metade para reflorestamento.

O atendimento ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com o Estado e o Governo Federal, possibilitou adquirir mais de R$ 1 milhão em produção agrícola dos produtores jaruense, alimentos esses que foram repassados a entidades filantrópicas do município. A Prefeitura ficou responsável por transportar e distribuir os alimentos e o serviço desenvolvido foi considerado o melhor atendimento ao programa no Estado. A implantação de uma horta orgânica na Semagra também ajudou a abastecer com alimentos entidades como a Apae de Jaru, Lar da Criança, Lar do Idoso e o Centro de Reabilitação Família Feliz.

O prefeito Jean Carlos dos Santos (PMDB) disse que continuará investindo na Semagra para fortalecer ainda mais o setor agrícola do município e já está prevista a chegada de mais três tratores, duas plantadeiras e um maquinário para jogar calcário na terra. “Jaru é um dos municípios que mais adquiriu equipamentos agrícolas e deu suporte ao produtor rural no Estado e queremos ampliar esse atendimento e chegar a mil produtores atendidos com o Terra Tombada”, finalizou Jean.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.