CI

Jayme Campos critica falta de infra-estrutura para produção agrícola

"Brasil perde lucratividade devido à deficiência de logística e armazenagem", diz


Agência Senado - O senador Jayme Campos (DEM-MT) criticou em plenário, nesta quinta-feira (9), a falta de uma visão estratégica e de investimentos em infra-estrutura para um adequado desenvolvimento da agricultura brasileira.

Comentando reportagem exibida na segunda-feira (6) pelo Jornal da Globo, mostrando as diferentes realidades para os plantadores de soja nos EUA e no Mato Grosso, Jayme Campos chamou a atenção para a perda de lucratividade no Brasil devido à deficiência de logística e armazenagem.

- Se aqui o grão atinge uma produtividade espetacular, em média 11 por cento superior ao conseguido nas plantações norte-americanas, lá a lucratividade é que pesa a favor deles - disse.

Um dos grandes diferenciais em favor da produção norte-americana de soja, segundo Jayme Campos, se dá pela existência de transporte aquaviário nos EUA. Isso permite que a soja produzida naquele país, mesmo estando no Meio-Oeste, percorra, no máximo, 50 quilômetros de caminhão até chegar aos elevadores das barcas que a escoam por via fluvial até os portos do Atlântico, na região sul do país.

Mesmo diante dessa situação, explicou Jayme Campos, há atualmente no Mato Grosso um crescente interesse dos lavradores americanos na aquisição de propriedades na região, devido à elevada produtividade local.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.