CI

Jornada Científica da Embrapa é aberta em Campo Grande

O tema principal desta edição é a ética na pesquisa


A Embrapa Gado de Corte, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), veiculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), abriu, em sua sede, a 6ª edição da Jornada Científica da Embrapa Gado de Corte (JCEGC), que tem como tema principal a Ética na Pesquisa.

A palestra que abre os trabalhos, diz respeito ao tema do evento: “Aspectos éticos da pesquisa com seres humanos e animais não humanos”, a ser feita pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Roberto Zanetti.

O tema Ética não é novo na Embrapa e vem sendo discutido desde 2006 quando a empresa criou um grupo de trabalho para discutir o assunto. A Comissão de Ética da Embrapa (CEE) avalia e estuda propostas locais e corporativas com vistas a elaborar ações de trabalhos na empresa. A discussão está fundamentada em três pilares: A ética na pesquisa, na Embrapa enquanto empresa pública e nas relações interpessoais dos empregados.

O tema da Jornada deste ano foi escolhido tendo em vista a importância da sua aplicação e condutas frente aos desafios, explica a coordenadora do evento, pesquisadora Vanessa Felipe de Souza.

Foram inscritos 65 trabalhos na Jornada deste ano envolvendo várias áreas da pesquisa em gado de corte como melhoramento animal e vegetal, nutrição, pastagens, sanidade dentre outras. Como forma de incentivo, os participantes serão avaliados por uma comissão técnica e aqueles que obtiverem as maiores médias em suas apresentações e conteúdo de resumos receberão prêmios de “Destaque Científico da JCEGC”. As premiações serão divididas em categorias, quais sejam: iniciação científica com 39 inscritos, aperfeiçoamento técnico (3), mestrandos (16), doutorandos (6) e pós-doutorandos (1).

As apresentações acontecem no auditório da Embrapa Gado de Corte, à BR 262 km 4, e as portas estão abertas aos interessados que quiserem assistir. O evento tem como objetivo principal valorizar o trabalho dos estudantes e dar oportunidade ao treinamento e exercício de suas futuras profissões, além de estimular o desenvolvimento e a criatividade científica.

Iniciação científica e papel social

Para efetivar a inscrição na 6ª Jornada a organização solicitou aos participantes a entrega de caixas de leite não perecíveis e o montante arrecadado foi mais de 250 litros de leite longa vida, informa a organização da Jornada. Os alimentos serão doados a duas entidades sem fins lucrativos, como o Centro de Apoio e Orientação à Criança no Jardim Leblon que atende cerca de 20 crianças e ao Asilo São João Bosco, que presta atendimento a mais de 130 pessoas. A entrega das caixas de leite será na manhã desta sexta-feira, dia 29, último dia do evento.

Para Vanessa Felipe os alunos estão empenhados e ansiosos com o evento que a cada ano, se consolida como uma das atividades de destaque da Unidade. Em sua opinião, além da Jornada proporcionar um ambiente aberto a discussões e à troca de conhecimentos é também uma oportunidade dos empregados tomarem ciência das pesquisas em andamento no Centro. “Todos poderão ver nas apresentações os resultados dos trabalhos dos quais participam direta ou indiretamente o que torna o processo muito gratificante, visto que todos têm seu trabalho reconhecido e divulgado”, ressalta Vanessa.

O programa das apresentações dos trabalhos pode ser conhecido na página eletrônica da Embrapa Gado de Corte: http://www.cnpgc.embrapa.br/eventos/2010/jornada6/index.htm

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.