CI

Jornada na UNIGRAN debate a importância do médico veterinário (MS)


As várias faces da atuação do médico veterinário serão debatidas na Jornada Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN, aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira. “Prevemos para a Jornada grandes debates nas mais diversas áreas de atuação para aprimorar o conhecimento dos profissionais e acadêmicos, sempre buscando mostrar a importância do médico veterinário para a sociedade”, antecipou o coordenador do curso, Rony Carlos de Mello.

Na cerimônia de abertura, o convidado a falar sobre a profissão foi o médico veterinário Osmar Bastos, professor da UFMS, e diretor de jornalismo da Rede Record do Mato Grosso do Sul, e ex-apresentador do programa MS-Rural, e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária no Estado. Ele disse que é necessário desmistificar que a veterinária trabalha apenas com a manipulação de animais. “O médico veterinário tem grande atuação nos setores de saúde pública, qualidade e segurança de alimentos, e na pesquisa com avançadas biotécnicas da reprodução”, apontou.

Ele falou sobre a importância da ética profissional e da responsabilidade para com a sociedade no sentido de garantir o bem-estar, como também pelo dever de fiscalizar as doenças que causam impacto socioeconômico, comunicando as autoridades competentes da vigilância (Iagro e Ministério da Agricultura) para evitar o que ocorreu em 2005, com o surto da febre aftosa.

Depois de voltar a ser reconhecido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação, Mato Grosso do Sul quer retomar as vendas de carne bovina para a União Européia. Mas para que isso aconteça os produtores terão que trabalhar para conseguir o mais rápido possível habilitar fazendas no seleto grupo de propriedades aptas a vender o produto para os países do bloco.

Osmar disse que é irônico o Estado ter perdido o status de sanidade animal por conta de falhas de políticas públicas e de fiscalização nas fronteiras de Mato grosso do Sul com os países vizinhos. “A União Européia paga os melhores preços pela carne bovina, mas também é o cliente mais exigente. Exportamos apenas para pequenos blocos de países, precisamos ganhar novamente o mercado europeu”, frisou.

As normas da União Européia exigem que os animais devam ser rastreados e a propriedade criadora tem que fazer parte do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). “E é neste ponto que o Estado espera conquistar a confiança dos europeus”, reitera, dizendo que os produtores apostam na qualidade da carne que produzem, mas sem esquecer da necessidade de cumprir as exigências dos europeus.

Osmar pontuou que o atual governo do Estado é sensível à importância do agronegócio, base da economia de Mato Grosso do Sul. Entretanto, disse que, quando as políticas públicas são voltadas à atenção do governo federal, as medidas tomam rumos diferentes.

No momento em que o país lidera o mercado mundial da carne bovina e de frango, e a suína vêm ganhando novos espaços, Osmar qualificou como de suma importância o médico veterinário aprimorar os conhecimentos em razão da exigência dos mercados internacionais. “O veterinário tem que se apresentar como profissional imprescindível nesse contexto,” reitera.

Agraciado pela participação na Jornada Acadêmica e por ter contribuído outras vezes com palestras ao curso, a pró-reitora de ensino de extensão, Terezinha Bazé de Lima, destacou a importância da formação do profissional generalista que a UNIGRAN visa formar para o mercado de trabalho. Esteve presente ainda na cerimônia de abertura a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Adriana Mari Mestriner, que desejou sucesso aos conferencistas pela Jornada Acadêmica, que vai até sábado, com a programação de doze palestras e quatro mini-cursos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.