CI

Jovens treinam para suceder os pais no agronegócio

Mapa apoia capacitação no campo e na pesca de Santa Catarina


Em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo (SMC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento repassou R$ 1,5 milhão para capacitar jovens do meio rural e do setor pesqueiro catarinense.

Está prevista a realização de 13 cursos, com duração de 18 meses, que deverão capacitar 350 jovens catarinenses, beneficiando indiretamente cerca de 2 mil pessoas.

Baseado em liderança, gestão e empreendedorismo de jovens rurais, no âmbito do associativismo e do cooperativismo, as aulas serão ministradas em 13 centros de treinamento da Epagri, abrangendo dezenas de municípios. Um dos principais temas da capacitação é o conteúdo sobre  Sucessão Familiar para estimular a participação e a permanência dos jovens no campo e na atividade pesqueira.

Na conclusão de todos os cursos, os alunos devem preparar um plano de negócio, o Plano de Vida. Os melhores trabalhos serão premiados com recursos para implementação dos projetos, que contarão com assessoria da equipe de extensionistas rurais da Epagri.

Em Itajaí, a capacitação foi realizada no período de 13 e 15 de março com aulas para os jovens e suas famílias de 34 municípios do Vale do Itajaí e Litoral Norte Catarinense. O curso foi direcionado ao envolvimento dos estudantes nas cadeias produtivas da agroindústria, prospectando oportunidades de negócio para pequenas propriedades. No dia 2 de março, o tema “Sucessão Hereditária” foi o conteúdo o treinamento em Campos Novos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.