CI

Juliano Barela fala sobre o uso de maturadores na cana-de-açúcar

Saiba como podem auxiliar na produtividade e qualidade dos canaviais


Juliano Barela, Agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da Bayer CropScience, fala sobre o uso de maturadores na cana-de-açúcar e como podem auxiliar na produtividade e qualidade dos canaviais.

Quais os principais benefícios do uso de maturadores nas lavouras de cana-de-açúcar? O que o florescimento pode acarretar ao final da safra?

Os prejuízos com o florescimento são diversos e dependem de fatores como a variedade cultivada, a região de cultivo, a época de corte, o clima, entre outros aspectos. Variedades floríferas colhidas em meio e final de safra, que não sejam inibidas, podem gerar perdas de até 30% em massa. Além da diminuição de peso, em anos mais específicos, há outros impactos de interesse econômico, como a redução da quantidade de açúcar (ATR/ha), o aumento do teor de fibra e o decréscimo da umidade dos colmos. Nesse último caso, há prejuízo operacional (colheita e transporte), além de interferência no rendimento da indústria na extração do caldo.

Qual o melhor período para aplicação do maturador?

Dependendo da região produtora, maturadores podem ser utilizados durante o ano todo com retornos em ganhos de sacarose interessantes. No entanto, a época mais recomendada e que traz os melhores resultados no Centro-Sul é no início da safra, uma vez que a planta está em sua fase vegetativa e de crescimento intenso, com teores de açúcares acumulados reduzidos.

É possível mensurar os ganhos em produtividade?

Com o uso de maturadores ajustando a operação de colheita, a probabilidade de obter resultados em produtividade é grande. Além disso, quando se prioriza o cultivo de cana em que o produto final é o açúcar, o uso de maturadores propicia acréscimo de Pol (pureza) e ATR (Açúcar Total Recuperável) por hectare. Desta forma, deixa-se de transportar "água" na colheita e transporta-se mais açúcar com a mesma quantidade de cana. Este é o grande ganho.

Qual a solução oferecida pela Bayer CropScience?

A Bayer CropScience mantém em seu portifólio a solução Ethrel®, maturador que propicia ganhos em acúmulo de açúcar sem afetar o crescimento vegetativo da cana-de-açúcar. Ethrel® estimula a liberação de etileno no interior das plantas. O etileno é responsável pela maturação natural (no caso da cana-de-açúcar é o acúmulo de sacarose nos colmos). Com o uso de Ethrel®, a planta sofre pouca alteração em seu metabolismo, não prejudicando o crescimento e o posterior acúmulo de massa verde dos colmos. Além de maturador, Ethrel® possui tecnologia única e diferenciada para o manejo de variedades com potencial de isoporização e florescimento dos colmos, garantindo resultados melhores no sistema agrícola e industrial quando aplicado para inibição de florescimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.