CI

Juventude rural será tema de Fórum em Porto Alegre

Jovens de todas as regiões do Rio Grande do Sul estarão reunidos, nos dias 21, 22 e 23 de agosto


Jovens de todas as regiões do Rio Grande do Sul estarão reunidos, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, durante o Fórum Estadual de Juventude Rural e Políticas Públicas, que ocorre no Convento dos Capuchinhos, em Porto Alegre. O evento terá a participação das lideranças jovens e tem como objetivo identificar as pautas convergentes dos diversos movimentos de juventude rural. A abertura está prevista para o dia 21, às 19h30.


Na quarta-feira (22), será apresentada a experiência de inserção social e produtiva de juventude rural no RS. À tarde, ocorre uma mesa redonda com representantes da Emater/RS-Ascar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria Nacional da Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e da Coordenadoria Estadual da Juventude do Rio Grande do Sul. A programação segue com oficinas, apresentações artísticas e, ao final do Fórum, a elaboração da Carta da Juventude Rural, que deverá ser entregue ao governador Tarso Genro.

No Rio Grande do Sul, segundo o Censo IBGE 2010, existem 2.640.642 jovens com idade entre 15 a 29 anos, dos quais 2.304.616 vivem no meio urbano e 336.026 estão no meio rural, isso representa 12,07% do total da juventude gaúcha. Diante desses números, a assistente técnica estadual de juventude rural da Emater/RS-Ascar, Vera Carvalho, afirma que o desafio é encontrar alternativas eficientes que favoreçam a permanência dos jovens no meio rural, “caso contrário, se agravará a ameaça à reprodução social e à sucessão na agricultura familiar”. Hoje, no Estado, os dados da Instituição mostram que mais de 31% das propriedades da agricultura familiar não têm jovens para garantir a sucessão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.