Juventude rural será tema de Fórum em Porto Alegre
CI
Agronegócio

Juventude rural será tema de Fórum em Porto Alegre

Jovens de todas as regiões do Rio Grande do Sul estarão reunidos, nos dias 21, 22 e 23 de agosto
Por:
Jovens de todas as regiões do Rio Grande do Sul estarão reunidos, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, durante o Fórum Estadual de Juventude Rural e Políticas Públicas, que ocorre no Convento dos Capuchinhos, em Porto Alegre. O evento terá a participação das lideranças jovens e tem como objetivo identificar as pautas convergentes dos diversos movimentos de juventude rural. A abertura está prevista para o dia 21, às 19h30.


Na quarta-feira (22), será apresentada a experiência de inserção social e produtiva de juventude rural no RS. À tarde, ocorre uma mesa redonda com representantes da Emater/RS-Ascar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria Nacional da Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e da Coordenadoria Estadual da Juventude do Rio Grande do Sul. A programação segue com oficinas, apresentações artísticas e, ao final do Fórum, a elaboração da Carta da Juventude Rural, que deverá ser entregue ao governador Tarso Genro.


No Rio Grande do Sul, segundo o Censo IBGE 2010, existem 2.640.642 jovens com idade entre 15 a 29 anos, dos quais 2.304.616 vivem no meio urbano e 336.026 estão no meio rural, isso representa 12,07% do total da juventude gaúcha. Diante desses números, a assistente técnica estadual de juventude rural da Emater/RS-Ascar, Vera Carvalho, afirma que o desafio é encontrar alternativas eficientes que favoreçam a permanência dos jovens no meio rural, “caso contrário, se agravará a ameaça à reprodução social e à sucessão na agricultura familiar”. Hoje, no Estado, os dados da Instituição mostram que mais de 31% das propriedades da agricultura familiar não têm jovens para garantir a sucessão.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink